Dia Mundial sem tabaco é celebrado em Alvorada

Na manhã desta sexta (31), a equipe de saúde e integrantes do Grupo de Controle de Tabagismo, celebraram no PAM 8 o “Dia Mundial Sem Tabaco”. Na oportunidade todos os presentes fizeram uma abordagem sobre o tratamento do tabagismo. Durante a confratenização a coordenadora falou sobre o indice dos pacientes que conseguiram parar de fumar, que foi em torno de 65%, dos que procuraram ajuda. Além da confraternização também foram feitos alguns depoimentos de pessoas que já concluíram o tratamento e abandonaram o consumo do tabaco. Estiveram presentes neste encontro a Coordenadora do Programa de Controle ao Tabagismo, Stela Maris Dimitrof, Dr. Carlos Braga, Nutricionista Ana Lúcia e a Psicologa Adriana Dameda.

O Programa de Controle ao Tabagismo Municipal é responsável por organizar o atendimento às pessoas que buscam tratamento com o intuito de parar de fumar. Para ter acesso ao serviço de apoio, os tabagistas devem se dirigir até o Pronto Atendimento Municipal (PAM-8), que fica na Rua Roberto de Souza Feijó, 147.

No local, a pessoa será orientada a preencher uma ficha de inscrição. Após, a assistência social da equipe chama a pessoa para uma entrevista, que vai solicitar que o paciente participe de quatro encontros semanais do grupo. Além disso, simultaneamente aos encontros, a pessoa se consulta com o médico do Programa, Dr. Carlos Braga, para realizar exames e verificar a necessidade de medicamentos, que são fornecidos de forma gratuita. Além dos grupos de apoio, os pacientes também contam com atendimento de psicólogos e uma nutricionista.

Saiba mais:

O Dia Mundial Sem Tabaco – 31 de maio – foi criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo. No Brasil, o INCA é o responsável pela divulgação e elaboração do material técnico para subsidiar as comemorações em níveis federal, estadual e municipal.

Para 2019, a OMS definiu o tema “Tabaco e saúde pulmonar” para ser trabalhado internacionalmente no Dia Mundial sem Tabaco para aumentar a conscientização sobre:

O impacto negativo que o uso do tabaco e a exposição ao fumo passivo exercem sobre a saúde pulmonar, do câncer de pulmão às doenças respiratórias crônicas como asma e doença pulmonar obstrutiva crônica (que inclui bronquite e efisema);

O tabaco fumado, em qualquer uma de suas formas, é responsável por até 90% de todos os cânceres de pulmão.

Texto e Foto: CCS