Na manhã do último dia (31) de maio no PAM 8 foi celebrado o ”Dia Mundial Sem Tabaco”. Na oportunidade todos os presentes acompanharam palestras sobre doenças e mortes causadas pelo tabagismo. Durante o evento foi passado ainda vídeos motivacionais com depoimentos de pessoas que já concluíram o tratamento e abandonaram o consumo do tabaco. As palestras ficaram por conta da Coordenadora do Programa de Controle ao Tabagismo Stela Maris Dimitrof, do Dr. Carlos Braga, da Nutricionista Cintia Lopes e a Técnica de Enfermagem Rosemari Nascimento.
O Programa Municipal de Controle do Tabagismo é indicado às pessoas que buscam tratamento para deixar de fumar. Todo o processo é acompanhado pela equipe antitabagismo. Assim que o paciente entra no grupo de abstinência, na primeira entrevista realizada ele é informado que no primeiro mês do tratamento participará de 4 encontros, um encontro por semana com o médico. No segundo mês serão 2 encontros, um a cada 15 dias no grupo de manutenção. A partir do 3° mês, é realizado um encontro mensal ainda no grupo de manutenção. O tratamento tem duração de até um ano.
Além disso, simultaneamente aos encontros do grupo o paciente é acompanhado pelo médico do Programa, Dr. Carlos Braga, para realizar exames e verificar a necessidade de medicamentos fornecidos de forma gratuita.
Confira os benefícios de parar de fumar, segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva:
- Após 20 minutos, a pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal.
- Após 2 horas, não há mais nicotina circulando no sangue.
- Após 8 horas, o nível de oxigênio no sangue se normaliza.
- Após 12 a 24 horas, os pulmões já funcionam melhor.
- Após 2 dias, o olfato já percebe melhor os cheiros e o paladar já degusta melhor a comida.
- Após 3 semanas, a respiração se torna mais fácil e a circulação melhora.
- Após 1 ano, o risco de morte por infarto do miocárdio é reduzido à metade.
- Após 10 anos, o risco de sofrer infarto será igual ao das pessoas que nunca fumaram.
Texto: CCS