A Prefeitura Municipal de Alvorada através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou na manhã desta sexta-feira (28), diversas atividades alusivas ao Dia D contra a Tuberculose.

A Tuberculose é uma doença infecciosa, causada por uma bactéria. Atinge principalmente os pulmões (tuberculose pulmonar) mas pode acontecer também em outros órgãos e sistemas (tuberculose extrapulmonar). É transmitida pelo ar de pessoa a pessoa através da tosse, fala ou espirro.

Durante o dia foram realizados nas unidades básicas de saúde (UBS) e escolas do Município, atividades de orientação, palestras, caminhadas, entrega de material informativo e realização de exames de escarro para o diagnóstico precoce da tuberculose.

A Secretária da Saúde, Abruzzi, enfatizou a importância do trabalho em equipe: “Quero parabenizar toda equipe pelo esforço realizado nesta campanha para diminuir o índice de casos da doença no município, e quero também ressaltar a importância de um diagnóstico precoce de possíveis casos da doença”

Durante as atividades foi montado uma barraca do Programa da Tuberculose na Praça Central para o esclarecimento de dúvidas sobre o assunto além de distribuição de material informativo na sinaleira da parada 48.

Também estava presente a coordenadora do Programa Municipal de Combate a Tuberculose, Élida Larronda.

Texto: Endyel Costa / Edição e Revisão: Fábio Medeiros