A data foi criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em homenagem ao descobrimento do agente causador da tuberculose, ocorrido em 24 de março de 1882, pelo médico Robert Koch. Embora não seja uma doença nova, a tuberculose ainda é um grande problema de saúde pública.

O QUE É TUBERCULOSE?
Tuberculose é uma doença infecciosa, causada por uma bactéria. Atinge principalmente os pulmões (tuberculose pulmonar) mas pode acontecer também em outros órgãos e sistemas (tuberculose extrapulmonar). É transmitida pelo ar de pessoa a pessoa através da tosse, fala ou espirro.
É importante investigar todos os contatos do paciente que está em tratamento, com o objetivo do tratamento precoce, cortando a cadeia de transmissão. O tratamento dura 6 meses e tem cura se tratada até o final.
SINTOMAS
Lembrando que os principais sintomas da doença são: tosse prolongada por mais de três semanas com ou sem catarro, cansaço, emagrecimento, febre e suor noturno. O tratamento da tuberculose é totalmente gratuito e oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), basta o paciente buscar o atendimento em qualquer unidade básica de saúde (UBS) da cidade ou no Pronto Atendimento Municipal (PAM8).
PREVENÇÃO

A prevenção deve ser feita através da vacina BCG (Bacillus Calmette-Guérin) para garantir a proteção de crianças contra formas graves da doença, como TB meníngea ou infecção disseminada. Essa vacina deve ser ministrada às crianças ao nascer, ou, no máximo, até 4 anos, 11 meses e 29 dias.

Outras maneiras de prevenir a tuberculose:

• Proteger a boca ao tossir;

• Deixar a moradia e/ou lugares bem ventilados e com entrada de luz solar;

• Evitar lugares fechados e sem ventilação;

• Tratar a infecção latente da tuberculose quando indicado pelo médico.