Parada tradicionalista ocorre às 14 horas na Avenida Getúlio Vargas

Cerca de 300 cavalarianos, oito CTGs e 40 piquetes são aguardados para o Desfile Temático Farroupilha 2015. O evento, considerado ponto alto dos Festejos Farroupilha, acontece neste domingo, dia 20 de setembro, às 14 horas. O trajeto será feito entre a Avenida Presidente Getúlio Vargas, entre a Avenida Maringá e a Rua Roberto de Souza Feijó. As entidades tradicionalistas vão apresentar temas relativos a cultura gaucha.

 

O projeto PM Mirim, do 24º Batalhão da Polícia Militar de Alvorada, realiza o ato de abertura do desfile. Logo após, os Festejos Farroupilha 2015 encerram,  às 20 horas, com o grupo alvoradense Marca de Campo.  O show acontece, na Praça Central João Goulart, com entrada franca.

 

O CTG Amaranto Perereira, do bairro Jardim Algarve, participa do desfile com o tema Laço – Do Serviço ao Lazer. “Essa é uma prática antiga. Vamos falar sobre como era o laço antigamente e nos dias de hoje, e sobre a ‘vaca parada’ (brincadeira típica)”, conta Bruno Aguiar da Silva, 15 anos, o 1º Guri da entidade. Integrante do CTG Raça Gaúcha, do bairro Salomé, Jane Flores, explica o motivo do tema da entidade ser sobre alambrados. “Os alambrados servem pra cercar o gado, a lavoura e o sítio. Vamos esclarecer isso ao público no desfile, além de mostrar os vários tipos de cerca”, frisa Jane.

 

Outros temas serão apresentados no Desfile Temático. “Galpão”, pelo CTG Bento Gonçalves, “Ordenha”, pelo CTG Amanhecer da Querência, “Arte em Couro”, do CPF O Tempo e o Vento, “Música Galponeira”, do CTG Campeiros do Sul, “Tosquia’, pelo CTG Sentinelas do Pago”, e “Doma”, pelo CTG Chilena de Prata.