Nem a chuva atrapalhou ao Desfile Temático Farroupilha de Alvorada. Na tarde desse domingo, 20 de setembro, entidades tradicionalistas do município exaltaram o orgulho gaúcho em um percurso que durou aproximadamente quatro horas na Avenida Presidente Vergas. 30 piquetes, participaram da programação segundo a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. O ato teve início após o acendimento da Chama Crioula pelos cavalarianos da Associação Campeira de Tradicionalista de Alvorada (ATCA). Logo após, o projeto “PM Mirim”, do 24º Batalhão da Polícia Militar do município, antecedeu os desfiles dos oito Centros de Tradições Gaúchas (CTG), que ficaram encarregados de apresentar ao público temas relativos à cultura gaúcha.

O CTG Bento Gonçalves da Silva, que apresentou o tema “Galpão”, exibiu em cima de uma caminhonete a representação de um típico centro gaudério, com direito a música e costela assada. O ponto alto da atividade foi quando a entidade CPF O Tempo e o Vento proporcionou um “Parabéns Campeiro” em homenagem ao cinquentenário do município, além da distribuição de cupcakes ao público que acompanhava os desfiles. Após a etapa temática, foi a vez dos piquetes do município integrarem o desfile com cavalos.

Além do desfile, na noite de ontem, a Chama Crioula, trazida da cidade de Chuí ao município no dia 07, foi extinta em uma cerimônia que reuniu representantes de entidades tradicionalistas e autoridades na Praça Central João Goulart. Logo após, o grupo alvoradense Marca de Campo apresentou-se ao público presente, encerrando os Festejos Farroupilha deste ano.