O Desfile Cívico em comemoração à independência do Brasil e ao aniversário de Alvorada, realizado na última sexta-feira (7), foi marcado pelo patriotismo e entusiasmo vindo dos participantes do evento e, sobretudo da plateia que pouco depois das 8h já tomava a via para acompanhar a passagem dos alunos da rede municipal de ensino e de outras entidades.

O evento promovido pela Prefeitura de Alvorada, através da Secretaria Municipal da Educação (SMED) retornou neste ano com o tema Nacional: 50 anos do Projeto Rondon, tema Estadual: 100 anos do Tribunal da Justiça Militar no Rio Grande do Sul e com o tema Municipal: “Alvorada: A cidade que eu vivo, vive em mim”.

A abertura oficial foi realizada pelo Corpo de Bombeiros de Alvorada e em seguida o percurso entre as paradas 48 e 49, na avenida Getúlio Vargas, foi palco para apresentação das escolas e entidades do Município, que retrataram em suas fantasias e cartazes uma cidade carregada de simbologias, tradições e uma população empenhada em contribuir para o seu desenvolvimento.

Ao longo do percurso algumas crianças presentearam o palanque oficial com rosas, pipocas e chocolates.

palanque oficial foi composto pelo Prefeito José Arno Appolo Amaral acompanhado da Primeira Dama Jaci Appolo, pelos Secretários Municipais: Governo e Gabinete Paulo Ramos, Educação Neuza Machado Teixeira, Fazenda Marcelo Machado, Trabalho, Assistência Social e Cidadania Alexandre Rodrigues, Segurança e Mobilidade Urbana Sérgio Coutinho, Planejamento e Orçamento José Luis Correa, Administração Luis Carlos Telles e Desenvolvimento Econômico Newton Zanino. Também estiveram presentes o Tenente-coronel Leandro Oliveira da Luz, Comandante do 24º BPM, o Soldado do Corpo de Bombeiros Alexandre Nunes Pereira e os Vereadores: Jackson do Hospital, Gerson luis, Claudia Girelli, Branquinho Borges e Marquinhos.

Além de atuarem como parceiros na logística e segurança do evento, os Agentes de Trânsito da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (SMSMU) e a Guarda Municipal desfilaram com suas viaturas encerrando o desfile.

Após o encerramento a equipe da Secretaria de Educação (SMED) liderada pela titular da pasta Neuza Machado Teixeira percorreu a avenida em comemoração ao sucesso do desfile.

A tarde ainda reservava a chegada da tradicional chama crioula que escoltada por cavalarianos foi conduzida até o palco central do acampamento farroupilha e entregue aos coordenadores do movimento tradicionalista da cidade.

Texto: Comunicação Social / Fotos: Magno Derlon