A Defesa Civil e a Secretaria de Obras e Viação da cidade estão em alerta, devido as fortes chuvas que ocorreram durante esta madrugada e manha deste domingo (12). A secretaria de obras realizou a desobstrução do Arroio Feijó na ponte da Gleba, divisão entre os municípios de Alvorada e Porto Alegre, em seguida a equipe da SMOV se deslocou para a ponte do bairro Americana onde fez uma vistoria no local e não apontou nenhuma anomalia no fluxo do arroio. Em outro ponto da cidade no bairro Umbu, duas Retroescavadeiras estiveram no local, desobstruindo a ponte, porem o trabalho a ser realizado é mais demorado devido ao acumulo de lixo domestico depositado no arroio e nas margens, dificultando o trabalho de remoção dos entulhos e escoamento da agua da chuva até o rio Gravataí.

A defesa Civil informa que se as chuvas continuarem causando alagamentos, algumas orientações devem ser seguidas:

“Se houverem riscos de alagamentos, avisar imediatamente a Defesa Civil de Alvorada e nunca deixar crianças sozinhas em casa; e sempre que possível guardar água potável para esta emergências, remédios e roupas sempre avista, caso tenha de sair rápido de casa; nunca deixar aparelhos elétricos conectados a rede elétrica para evitar curtos circuitos; procurar um lugar seguro, onde a família possa se alojar no caso de uma inundação”.

Participaram da ação os secretários: Valdemir Martins (Obras e Viação) e Sergio Coutinho (Segurança e Mobilidade Urbana). Além do Sub-Coordenador da Defesa Civil Vilmar Laureano

Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC)

Telefone: (51) 3044.8688 / (51) 99358.12.84/ (51) 99358.44.99

Coordenador: Vice-Prefeito Valter Slayfer

Sub-Coordenador: Vilmar Laureano / portaria 0572017

Endereço: Rua Maris e Barros 322, bairro Americana

Atendimento: De segunda a sexta-feira, das 8h as 11h30 e 13h as 17h (Exceto em estado de emergência)

Texto: Fábio Medeiros/Celso Dornelles/ Fotos: Fábio Medeiros