O “Novembro Preto”, como é chamado pelo Centro Referência de Assistência Social do bairro Santa Bárbara, está sendo promovido neste mês pelos grupos de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do CRAS.

As atividades fazem parte do planejamento das equipes de referência do SCFV seguindo as demandas em que os grupos de crianças, adolescentes e idosos apresentavam em relação as questões raciais e de identidade. Pensando nisso, a equipe de educadores e técnicos sociais que executam o SCFV planejam realizar diversas atividades focadas no protagonismo da população negra, e que possam promover reflexões nos usuários e suas famílias.

Foram trabalhadas, até o momento, temáticas sobre ancestralidade, representatividade e identidade, além de rodas de conversa, mobilização coletiva para decoração do CRAS e artes plásticas, ao longo deste mês. Essas atividades contam com as participações dos usuários, educadores e técnicos sociais, sempre respeitando as orientações das autoridades de saúde.

Texto: Eduardo Silva / Fotos: Divulgação