A Prefeitura Municipal de Alvorada por intermédio da Secretaria Municipal de Trabalho, Assistência Social e Cidadania, realizou nesta noite de quinta-feira (7), no Salão Nobre da prefeitura, a cerimônia de posse dos Conselheiros do Povo de Terreiro de Alvorada.

O Conselho Municipal do povo de Terreiro, foi criado com a finalidade de articular ações governamentais e não governamentais como instrumento de reparação civilizatória, visando à eliminação do preconceito e da intolerância religiosa.

Na oportunidade, o prefeito Appolo, foi representado pelo Secretário Geral de Governo e Gabinete, Paulo Ramos, que em sua fala parabenizou os novos conselheiros, pela importância que todos têm no Município.

“Queremos uma cidade melhor, com mais equidade racial, religiosa, e principalmente, mais humana. A partir desta data iniciamos uma nova etapa para o povo de terreiro, como nunca antes visto na cidade de Alvorada”. Finalizou Paulo Ramos.

Para o Secretário Municipal de Trabalho, Assistência Social e Cidadania, Alexandre Lobão, este conselho empossado nesta solenidade, tem como objetivo apoiar as entidades religiosas objetivando a efetivação de normas e a elaboração de projetos para a captação de recursos, princípios e diretrizes estabelecidas pela política municipal direcionada ao Povo de Terreiro.

Ao final, todos empossados receberem seus certificados, entregues pelos secretários municipais; Paulo Ramos, Alexandre Lobão e Alcides Bolico, Secretário de Cultura, Esporte e Juventude, que se fez presente no ato, Além do coordenador de Políticas Públicas dos Povos de Terreiros, Jorge Menger.

O conselho do Povo de Terreiro é composto por 13 membros do governo municipal e 13 membros da sociedade civil que atuam diretamente com o tema em questão, somando assim um conselho com 26 membros.

Saiba mais!

Segundo levantamento realizado em Alvorada, a cidade conta com aproximadamente, 2.200 casas/centros ou Ylês religiosos, conforme informações do Ministério do Desenvolvimento Social.

Texto: Fábio Medeiros/Foto: Magno Derlon