Dia 14 de abril, é o feriado da Paixão de Cristo, popularmente conhecido como “Sexta-Feira Santa”. A data também marca a tradicional colheita de macela, normalmente realizada antes do amanhecer. Em Alvorada, todos os anos empresários do ramo ciclístico em parceria com a Sociedade Cultural e Ambientalista Embrião organizam o “Passeio da Macela”. A atividade percorre a Avenida Getúlio Vargas em Alvorada, passa pela Vila Elza, autódromo do Tarumã, Beco das Rosas e os Distritos Industriais de Alvorada e Viamão.

Segundo organizadores do evento cultural, os objetos da ação são a coleta da planta medicinal popular e o estímulo do uso da bicicleta como transporte ecologicamente correto, alternativo e saudável. Neste ano, pela segunda vez, o projeto ODKV Bicicleta Adaptada para Cegos e Idosos vai participar da atividade física. Entre os representantes do ODKV que já confirmaram presença está o ciclista Bruno Andrieski, deficiente visual, que junto com seu guia vai percorrer todo o trajeto a partir da parada 61.

Para participar do passeio ciclístico, você deve comparecer às 4 h da manhã na Avenida Getúlio Vargas, próximo da parada 47. Pegue sua bicicleta, convide a todos e todas e compareça na tradicional colheita da macela de Alvorada.

Serviço

O quê: Passeio da Macela.
Quando: Próxima sexta-feira, 14 de abril, a partir das 4h.
Onde: Na Avenida Getúlio Vargas, próximo da parada 47.

Saiba mais:

A época de floração da macela ocorre normalmente nos meses de março e abril, coincidindo com a sexta-feira. A erva medicinal floresce em regiões do Uruguai, Paraguai e no Sul do Brasil. No Rio Grande do Sul, cresce abundantemente tanto em solos arenosos como em solos basálticos, o que torna a colheita da macela no período popular em todo o estado.

Texto: Ivan Júnior/ Edição-Revisão: Fábio Medeiros/ Foto: Divulgação