Durante a manhã desta terça-feira, 9 de agosto, professores das redes municipal e estadual de ensino de Alvorada receberam uma formação preparatória para os Concertos Didáticos de Câmara da Ulbra. O encontro ocorreu no Salão Nobre da Prefeitura de Alvorada, sendo ministrada pela Professora Nisiane Franklin da Silva – coordenadora do Curso de Licenciatura em Música do Centro Universitário Metodista do IPA. A atividade tem como objetivo dar continuidade ao estudo da música com os estudantes das instituições de ensino que integram esse projeto. O evento acontece na próxima sexta, 19 de agosto.

No início da oficina, Nisiane mostrou aos professores um vídeo sobre o funcionamento de uma orquestra sinfônica. Também foi disponibilizado um material didático desenvolvido especificamente para esta formação, que é adaptado para que os professores utilizem com seus alunos.

Alvorada participa pela 2ª dos Concertos Didáticos

Estudantes da rede municipal e estadual de Alvorada participam pela 2ª vez dos Concertos Didáticos, promovidos pela Câmara da Universidade Luterana do Brasil. A atividade acontece na próxima semana, no dia 19 de agosto, às 15 horas, na Igreja São José Operário. A programação dos concertos busca aproximar os professores e alunos da música orquestral.

O projeto, apoiado pela Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e tem como objetivo trabalhar a formação cultural da plateia através da escuta e da vivência da música orquestral, oportunizando aos alunos um contato mais direto e educativo com a música. A programação contempla uma abordagem sobre o funcionamento de uma orquestra, ressaltando questões como a divisão dos naipes (grupos de instrumentos) e o papel do maestro.

O público-alvo está entre alunos que estão entre o sétimo ano do ensino fundamental e o terceiro ano do ensino médio. Durante o encontro, a Orquestra disponibilizará materiais didáticos desenvolvidos especificamente para esta formação, que serão adaptados para que os professores utilizem posteriormente em aula com seus alunos. A Orquestra vai disponibilizar transporte para que 250 alunos possam ir ao local. As vagas já foram preenchidas.