E.M.E.F. Professora Guilhermina do Amaral

RELATO DE EXPERIÊNCIA: COMPARTILHANDO SABERES – Mesa de Relatos “HORA ATIVIDADE”

No dia vinte de julho de dois mil e dezesseis, dentro da formação Compartilhando Saberes, promovida pela SMED Alvorada, nossa escola participou da mesa de relatos Compartilhando Saberes, falando do eixo Hora Atividade.

Nosso relato trouxe os objetivos, atividades e vivências de todos os projetos ofertados pela escola, mas nosso foco principal foi o Projeto Meio Ambiente, que desde 2014 destaca-se em função de participar ativamente das atividades em conjunto com a Sala Verde neste Município. Os Projetos são: Arte Educação, Recreação, Sala de Leitura e Meio Ambiente, todos eles com intuito de fortalecer as aprendizagens.

Arte Educação, possibilita que eles se expressem com toda ludicidade e liberdade as habilidades e emoções. Durante a Recreação conseguem dar o movimento necessário ao corpo que se desenvolve, alternando momentos livres e momentos direcionados, nos quais são trabalhados objetivos que também influenciam na aquisição das aprendizagens do cotidiano. O espaço da sala de leitura procura despertar o gosto pelos livros e pelas diferentes literaturas. Auxiliando e muito no desenvolvimento da leitura de mundo e aperfeiçoamento a interpretação de diferentes textos.

Por fim o Projeto Meio Ambiente se propõe a despertar nos alunos a consciência e o compromisso de cada um com a natureza e sua preservação. E assim como todos os outros consegue tocar nossos alunos e fazê-los mudar em algumas de suas atitudes. E a partir de nossos objetivos, outras possibilidades surgiram dentro do Município.

Participamos de alguns momentos bastante significativos, dos quais os alunos absorveram conhecimentos que serão levados para o resto de suas vidas, e certamente serão multiplicadores dos conhecimentos vivenciados.

Participar como relatora desta mesa, além de expor as experiências e conquistas alcançadas em nossa escola, possibilitou conhecer outras possibilidades muito ricas e inspiradoras, tanto no que diz respeito a novos projetos, possíveis reformulações dos já existentes e também novas possibilidades relativas à disposição dos horários.

Estes momentos de troca são de extrema importância para o conhecimento e o crescimento da rede de educação do Município. Nestes espaços podemos nos enxergar e nos fortalecer.
Norá Cristina Mendes dos Santos
Relatora turno manhã

Alvorada, 03 de novembro de 2016.
COMPARTILHANDO EXPERIÊNCIAS, CONSTRUINDO SABERES
Carla Laguna Rodrigues¹

Este é meu primeiro ano na E.M.E.F. Professora Guilhermina do Amaral e tenho percebido como as profissionais desta escola são comprometidas e trabalham em conjunto buscando sempre o melhor para nossos alunos. É nesse espírito de responsabilidade e comprometimento que funcionam os Projetos da Hora Atividade e relatar esta experiência para colegas de outras escolas foi muito gratificante.

Em nossa escola atendemos aos anos iniciais do Ensino Fundamental, sendo sete turmas pela manhã e outras sete à tarde. Para suprir a Hora Atividade e planejamento das professoras titulares a escola conta com os Projetos de Arte Educação, Meio Ambiente, Recreação e Sala de Leitura. Todas as professoras atendem as sete turmas do turno e desde o primeiro ano, todos os alunos e pais compreendem a proposta e que essas aulas são parte do currículo de seus filhos.

Cada professora avalia os alunos de acordo com o trabalho desenvolvido e os resultados são incluídos nos pareceres descritivos e entregues aos pais juntamente com o relatório da professora titular ao fim do trimestre.

A seriedade com que as aulas de Projeto são tratadas na escola faz a diferença para o bom andamento desse trabalho, valorizando as profissionais envolvidas assim como a parceria desenvolvida com as professoras titulares, e os beneficiados são os alunos, que tem oportunidade de se desenvolver nas várias áreas do conhecimento.

Além dos Projetos realizados para a Hora Atividade, contamos na escola com o Projeto Recreio Legal que consiste em tornar os alunos parceiros da equipe que supervisiona as turmas durante o intervalo.

É feito um revezamento entre os alunos, incluindo um representante de cada turma como Monitor do Recreio a cada dia. Estes monitores organizam o pátio e os espaços para a realização das brincadeiras e ajudam a cuidar dos brinquedos disponibilizados antes e depois do horário de recreio. Isso faz com que eles se sintam responsáveis pela manutenção da ordem e conservação dos materiais.

Na tarde do dia 20 de julho de 2016, na E.M.E.F. Dom Pedro II tive a oportunidade não só de mostrar nosso trabalho como pude conhecer outras realidades e aprender com o relato das demais colegas da rede. Esta troca foi enriquecedora, mostrando propostas diferentes e atividades que dão certo.

Ter conhecimento da experiência de outros é sempre uma forma de repensar nossas práticas e renovar o ânimo para continuar o trabalho. Compartilhar aquilo que dá certo, ver como foram solucionados os problemas surgidos no dia a dia e como foram superados os obstáculos, além de propor soluções, nos dá a oportunidade de construir novos saberes.

Todo aquele que é capaz de aprender com o outro também é capaz de crescer em comunidade, tornar-se mais sábio e um profissional melhor. Que possamos saber aproveitar as oportunidades que se apresentam para nosso crescimento e enriquecimento profissional, dividindo nosso conhecimento e aprendendo com as boas práticas de nossos pares.

retorna sumario