Marli Teresinha Imhoff

Professora da rede municipal de Alvorada

Os alunos do oitavo ano da Escola Dom Pedro II, preocupados com a alimentação do século XXI, fizeram uma pesquisa sobre os alimentos e as carências de vitaminas no organismo. Esses estudantes observaram que os produtos alimentícios podem causar diversos transtornos em diferentes sistemas do nosso corpo.

Entretanto, existem estudos relacionando o consumo da carne vermelha como sendo um fator colaborador para a existência do câncer, porém isso é a longo prazo. Também pesquisaram que a carne branca está associada com a gripe aviária. Com base em vários artigos, os discentes também concluíram que mesmo comendo apenas vegetais, os mesmos podem conter agrotóxicos.

Outra coisa, é que com a modernidade, as pessoas vem se adaptando em diferentes o estilo de vida, acarretando em vários problemas multifatoriais, como nos exemplos citados abaixo:
*Sedentarismo;
* Fast-food;
*Grandes mudanças na alimentação;
*Alimentos altamente calóricos.

Isso contribui para a obesidade, doenças como a diabetes, complicações cardíacas.

É preciso observar o rótulo dos alimentos:

*Lendo a porção, medida caseira e o percentual de valores diários (%VD);
* Quanto os alimentos industrializados, nesses devem se observar as datas de fabricação, a data da validade da embalagem. Além disso, os produtos fora da validade não deverão serem consumidos para evitar a intoxicação alimentar;
*Nos alimentos transgênicos deverão constar sua identificação.

Em suma, os alunos tem esperança que as novas técnicas da engenharia genética venham a melhorar a qualidade dos alimentos, para que deste modo, possamos consumir os produtos com a segurança em saber que os alimentos não prejudicam a saúde e o bem estar social. Contudo, também é preciso fornecer quantidades adequadas, para que os nutrientes realizem benefícios com equilíbrio no organismo.

retorna sumario