Central de Interpretação de Libras – CIL

Rua Porto Rico n° 75, Sl 205 – Alvorada, RS
Telefones: (51) 3044-8796

Foi concluída a implantação da Central de Interpretação de Libras (CIL) em Alvorada. As CIL são unidades de atendimento às pessoas com deficiência auditiva na tradução e interpretação, auxiliando no acesso a serviços públicos e informações diversas. No município, o órgão está lotado na Rua Porto Rico, Nº 75, sala 205. O horário de atendimento é das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Em janeiro deste ano, o município recebeu a doação de mobília e veículo para a prestação de serviços. Em breve, o setor deve iniciar suas ações, sob a coordenadoria da tradutora e intérprete de Libras Juliana Beppler.

De acordo com Juliana, a CIL tem como objetivo garantir o atendimento de qualidade às pessoas surdas por meio dos serviços de tradução e interpretação de Libras nos serviços públicos. A Língua Brasileira de Sinais é reconhecida pela Lei Federal Nº 10.436/2002 como meio de comunicação e expressão dos surdos brasileiros.

Confira abaixo como o usuário poderá solicitar o serviço:

“In Loco” – O usuário solicita um agendamento com o profissional tradutor e intérprete de Libras, através do telefone 3411-2410 ou pelo e-mail: (cil@alvorada@alvorada.rs.gov.br). O atendimento poderá ocorrer de forma simultânea com a tradução em tempo real de tudo que está sendo dito, ou pela tradução consecutiva para quando o surdo apresentar comprometimentos de ordem intelectual ou de sinalização gestual.

Presencial – O usuário ou órgão se dirige até a CIL e solicita o atendimento para a tradução de textos escritos, ligações telefônicas, agendamentos e outras solicitações que os usuários necessitarem.

Virtual – A CIL pretende realizar, em breve, atendimentos virtuais, por intermédio de um aplicativo em smartphone, tablet ou computador, na qual o órgão ou usuário poderá solicitar atendimento à distância.

Mesmo com os atendimentos sendo por agendamento, em casos que envolvam situações de urgência como de vida ou morte, se priorizará os atendimentos emergenciais em hospitais e em delegacias. Nestas ocasiões, a CIL sempre informará o órgão ou o surdo da impossibilidade do atendimento na hora e data agendada para quem fez o agendamento prévio.

Saiba mais:

A CIL não faz atendimentos de forma permanente como traduzir e interpretar surdos em situações de inclusão escolar, ou que desejam adquirir a Carteira Nacional de Habilitação ou eventos do Governo Municipal. Seguindo orientações do Governo Federal, a política de ação inclusiva tem por objetivo atender demandas que garantam a autonomia da pessoa surda em órgãos de circulação rotativa como delegacias, atendimentos jurídicos (Defensoria Pública e Ministério Público), hospitais, postos de saúde, Centro de Referência em Assistência Social e em agências bancárias.

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