A limpeza da cidade depende da consciência crítica de cada um que passa pelos perímetros urbanos alvoradenses. O Programa Cidade Limpa – Um compromisso de todos organiza ações de limpeza e de conscientização ambiental, que buscam evitar focos de lixo em várias frentes, seja na Secretaria de Educação, na Secretaria do Meio Ambiente  ou, até mesmo na Secretaria de Serviços Urbanos, que atua diretamente na limpeza dos focos de lixo já criados.  Além do recolhimento, o programa organiza as condições para o correto encaminhamento de todo o descarte urbano de acordo com as fases de implantação do Plano Municipal de Saneamento Básico.

Prêmio para separação correta de resíduos

O troféu Descartes de Cidadania – Penso, logo reciclo tem contagiado Alvorada. A iniciativa da Prefeitura premiou 15 empresas que aceitaram o desafio de fazer a correta separação de seus resíduos, durante o ano. Parabéns às empresas e empreendedores que cuidam do meio ambiente de Alvorada, e que foram agraciadas com o prêmio Descartes de Cidadania.

1-web

Os vencedores:

LM Química Industrial; a cervejaria Ralf Beer; a Viação AlvoradenseLtda, Val; a Associação Comercial e Industrial de Alvorada, ACIAL; o parque aquático, Paraíso Park; a unidade de cursos e faculdade, DataMais UNIP; a GRC Engenharia, a Ortoplan especialidades odontológicas; a oficina de automóveis, StockcarAutocenterImports; a indústria e comércio de plásticos, Polymer; a Proquill Produtos Químicos de Limpeza; a Kalykin Indústria Química; a Metalúrgica, Ralf Winter; Higyes do Brasil Produtos de limpeza e São Jerônimo Móveis Hospitalares.

Veja mais

Repartições públicas também aderem à Campanha

As secretarias, departamentos, setores e repartições públicas do Município participaram ao longo de 2015 das avaliações sobre a separação de seus resíduos. Conforme a Secretaria Municipal do Meio Ambiente recebem o troféu aqueles que obtiveram 100% da meta alcançada. Entre os vencedores destacaram-se a Loja Social e a Unidade Básica de Saúde Nova Americana.

Parceria com a comunidade promove revitalização de praça

A revitalização da praça José Lutzemberg, no Bairro Jardim Algarve, recebeu pintura, flores, mudas de árvores, além de decoração com pneus reaproveitados como vasos para as plantas. Este trabalho, realizado ao longo do mês de dezembro, teve o mérito da Associação de Moradores do Algarve/Porto Verde, que meteu a mão na massa em conjunto com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura de Alvorada.

12345521_1116460621705396_4642171982411877221_n

Veja mais

Sociedade em defesa do Meio Ambiente

O Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Alvorada (Comdema), formado por representantes da sociedade civil e membros do Executivo Municipal, foi protagonista de ações e decisões importante para a qualidade da vida, em Alvorada em 2015. Pois, o Comdema foi fundado em caráter permanente, como órgão colegiado de participação direta da comunidade alvoradense. Entre as atribuições dos conselheiros do Comdema estão: estabelecer diretrizes a serem observadas na elaboração das políticas ambientais do município; apoiar a implantação de ações efetivas de proteção dos recursos naturais do município; fomentar a captação de recursos financeiros destinados à melhoria ambiental da cidade.

00

 

Veja mais

A educação ambiental por uma Alvorada mais bonita, saudável e feliz

Estar nas redes sociais como Facebook e Whatsaap é a nova tendência nos dias de hoje, assim como fazer a separação do lixo e ter atitudes mais corretas com o meio ambiente. Quem separa seus descartes e cuida da natureza faz questão de dizer ou mostrar. Alvorada está mais limpa, as pessoas cuidam mais onde jogam lixo. Os resíduos recicláveis já produzem lucro e economia para a comunidade. Durante o ano de 2015, a Equipe de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMAM) percorreu diversos bairros divulgando conhecimentos de educação ambiental. A rede escolar foi amplamente trabalhada, e crianças e jovens já demonstram carinho, atenção e cuidados com o meio ambiente. Outra frente de trabalho é a Sala Verde Ligia Rockenbach, que possui espaço destinado à educação ambiental. Em 2015, o Projeto Roteiro Ambiental fomentou visitas orientadas pelos principais pontos de relevância ambiental da cidade, para alunos das escolas municipais. A Sala Verde também integra Comitê Intersetorial de Combate a Dengue e é parceira do Projeto Rio Limpo, da Associação de Preservação da Natureza do Vale do Gravataí (APN-VG). A Sala Verde fica na Rua Roberto de Souza Feijó com Avenida Presidente Getúlio Vargas, em frente a Praça João Goulart, na parada 48. Telefone (51)3044.8642.

Veja mais

Limpeza, poda e troca de lâmpadas melhoram vias e praças

A equipe de limpeza da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos percorreu diversos bairros em 2015, atendendo mais de 20 localidades a cada mês, fazendo poda de árvores, corte de grama e limpezas em praças, ruas e avenidas, além da manutenção da iluminação pública. Os trabalhos seguem no ano de 2016, e a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos se localiza Rua Maris e Barros, 322 – fone: (51) 3044-8684.

Veja mais

CIDADE-LIMPA