Na manhã desta quarta-feira (11), a Prefeitura Municipal de Alvorada através das secretarias municipais de Segurança e Mobilidade Urbana (SMSMU) de Administração (SMA), realizaram a cerimônia de inauguração da rede municipal de fibra óptica e do centro de controle e monitoramento de Alvorada.

Este é um projeto que começou a ser desenvolvido no ano de 2018, com o objetivo de prover todos os endereços públicos que prestam serviços a comunidade, contemplando escolas municipais, unidades de saúde, farmácias, CAPS (Centro de Atendimento Psico social), CREAS (Centro de Referência especializado de assistência social) e secretarias municipais totalizando assim 93 prédios públicos, que, em sua grande maioria não possuíam acesso à internet.

Até o presente momento já foram instaladas 300 câmeras com a mais avançada tecnologia que o mercado oferece, divididas de forma estratégica para coibir arrombamentos e vandalismo ao patrimônio público.
Outra novidade é o aplicado “Alvorada digital” onde é possível monitorar prédios públicos e praças municipais, através de seu smartphone ou pelo site: www.suacidadedigital.com.br

Além disso, foram instaladas 38 câmeras com tecnologia speed dome, que possuem resolução de 4 Mega e tem o alcance de até 360º tudo isso visando que através da tecnologia possamos aumentar a segurança da comunidade no controle e solução de delitos.
A sala de monitoramento esta equipada com 18 televisores de 42 polegadas, no breaks com autonomia de baterias para 48 horas de uso, mesas controladoras entre outros equipamentos. A implantação destes recursos tecnológicos traz a possibilidade de antecipar uma tentativa de invasão de forma automática, produzindo alarmes para os agentes que estão operando, possibilitando assim uma tomada de decisão antes que o invasor deixe o local.
Também será possível efetuar ações para o controle de descarte ilegal de dejetos em locais públicos, podendo em casos específicos acionar a defesa civil.
Os equipamentos serão operados por equipes das Guardas Municipais e Servidores do Departamento de Informática do Município que receberam o treinamento específico. 

O Prefeito Appolo citou a importância desta implantação deste sistema para a comunidade:

“Segurança é algo de extrema importância para o nosso cidadão principalmente para a população mais humilde. Tenho convicção em dizer que temos um excelente trabalho realizado pela nossa brigada militar e por nossas guardas municipais. A implantação deste centro vem para acrescentar no trabalho de segurança que realizamos em nosso Município. Nós buscamos sempre que as autoridades responsáveis protejam o nosso cidadão, o pai de família e principalmente deixar uma cidade melhor para nossas crianças” explicou Appolo.

Para o secretário de administração, Luís Carlos Telles, este é um grande marco para o Município:

“Hoje é um dia histórico para Alvorada, este é um sistema inovador que trará mais segurança para a população através da mais alta tecnologia, auxiliando nossa guarda municipal no combate de delitos” ressaltou.

Já o secretário de Segurança e Mobilidade Urbana, Sergio Coutinho destacou o trabalho desenvolvido pelos agentes municipais

Estavam presentes prestigiando o evento os secretários municipais: Paulo Ramos (Governo e Gabinete), Marcelo Machado (Fazenda), Neusa Abruzzi (Saúde), Taison Neves (Desenvolvimento Econômico), Nadir Machado (Educação), Vladimir Massa (Planejamento e Habitação), Alcides Bolico (Cultura, Esporte e Juventude), Sergio Coutinho (Segurança e Mobilidade Urbana), Rodrigo Ferreira (Meio Ambiente), Liberto Mentz (Obras e Viação), José Luís Correa (Serviços Urbanos), Marcio Barcelos (Planejamento e orçamento), o Procurador do Município, Mauro Otto, além dos representes do poder legislativo os vereadores Gérson Luís, Neuza do Salgado, Airton Pacheco, Professora Cláudia, Julio Bala e Reginaldo Rocha, o representante da empresa Smart tecnologia, Ricardo Giovanelo e os representantes das guardas municipais, Jeferson Lima, J.J. Morães E Nelson Lima.

Texto: Endyel Costa Revisão: CCS / Fotos: Eduardo Porto