Para conscientizar a população sobre o impacto da tuberculose e divulgar as estratégias de prevenção e controle da doença, a Secretaria de Saúde de Alvorada, promoveu na manhã desta sexta-feira (27), a Caminhada pelo fim da Tuberculose. O ponto de partida foi o Pronto Atendimento Municipal (PAM-8) percorrendo o Centro da cidade, e encerrou no Paço Municipal em frente a Prefeitura de Alvorada.

Representantes do grupo “Alvorada pelo fim da tuberculose”, que são pacientes que já finalizaram o tratamento ou estão finalizando esse processo, realizaram a caminhada pela Avenida Presidente Getúlio Vargas junto dos alunos do projeto Jovens Talentos da Escola Podalírio Inácio de Barcellos, que fizeram a trilha sonora do evento. A ação também incluiu informativos sobre a doença que foram entregues a população.

Carla Becker, Assistente Social que trabalha no programa de controle de tuberculose de Alvorada, enfatizou que essas ações servem para diminuir os índices da doença no município. A Secretária de Saúde, Neusa Abruzzi agradeceu a participação dos presentes na passeata e também ressaltou que é muito importante contar com o apoio da população na luta contra a tuberculose.

Fique atento aos seguintes sintomas:

Febre, tosse prolongada por mais de três semanas (com ou sem catarro), emagrecimento, suor noturno ou cansaço, ele deve se dirigir a qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS). O tratamento da tuberculose é totalmente gratuito e oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), basta o paciente buscar o atendimento em qualquer unidade básica de saúde (UBS) da cidade ou no Pronto Atendimento Municipal (PAM8).

Texto: Eduardo Silva / Edição e Revisão: Alexandre Ramos / Fotos: Eduardo Porto