“Matriciamento em Saúde Mental” foi o tema da capacitação promovida pelo Centro de Atenção Psicossocial de Alvorada, ocorrida nesta quinta-feira, 08 de outubro, no auditório do Pronto Atendimento Municipal (PAM-8). A atividade de hoje faz parte do segundo ciclo de palestras com ênfase em Saúde Mental, e contou com a participação de 25 profissionais de enfermagens e médicos – entre eles três que integram o Programa Federal Mais Médicos – que atendem nas Unidades Básicas do Município.

Nesta oportunidade, a capacitação aconteceu como um seminário, ou melhor, como uma roda de conversa, como destacou uma das palestrantes, a psicóloga Lúcia Bohmgahren. Durante o curso, foram abordados temas que aumentam a capacidade de cuidado em saúde mental na atenção básica, além da importância do acolhimento no primeiro contato com o paciente psiquiátrico. A outra ministrante da atividade foi a fonoaudióloga Patrícia Hoffmeister, que junto com Lúcia, integra o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).

Um dos participantes, Jairo Luis de Abreu Dutra, 40 anos, morador de Porto Alegre, destacou a importância da atividade e convidou outros profissionais que atuam em Unidades básicas de saúde a participar das capacitações. “Sempre que ocorrem (capacitações) procuro participar, assim como estive presente em outras que já foram realizadas, talvez deveriam aumentar a divulgação dentro das UBS’s, para que mais profissionais participem das atividades” destacou o técnico em enfermagem, que atua no Pronto Atendimento Municipal (PAM-8).

O projeto de capacitação do CAPS já realizou palestra com temas como “Diagnósticos em Saúde Mental e Psicofarmacologia”, “Bipolaridade”, “Transtornos de Ansiedade”, “Depressão e prevenção do suicídio”, “Esquizofrenia” e “Acolhimento em Saúde Mental”, no primeiro ciclo de cursos. A segunda fase de capacitação, que está ocorrendo, já contou com palestras sobre os temas “Dependência Química” e “Acolhimento em Saúde Mental”. Na próxima semana, dia 15 de outubro acontece uma nova capacitação, com o tema “Matriciamento em Saúde Mental”, no auditório do PAM-8.