“Acolhimento em Saúde Mental” foi o tema da capacitação promovida pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). A palestra, realizada nesta manhã, dia 25 de agosto, ocorreu no auditório de Pronto Atendimento Municipal (PAM-8) e contou com a participação de 19 profissionais de enfermagem que atuam nas unidades básicas de saúde do município. A coordenadora do CAPS 2, Rosângela de Azevedo Cardoso foi a palestrante da capacitação.

Durante a qualificação, Rosângela apresentou os principais transtornos mentais, como Depressão, Esquizofrenia, entre outros e falou como identificar os primeiro sintomas, além das mudanças de paradigmas ocorridas no tratamento ao paciente psiquiátrico. A palestrante também destacou pontos sobre o perfil do paciente, além de técnicas e ferramentas visando a qualificação do atendimento realizado pelos profissionais de enfermagem que atuam na rede municipal de saúde.

A participante Eunice Gonçalves reforçou a importância da atividade: “Somos os primeiros a ter contato com o paciente psiquiátrico, por isso é importante saber como dever ser realizado o atendimento”. Além disso, a auxiliar de enfermagem afirmou que a atividade relembrou seus conhecimentos aplicados no grupo de saúde mental, da UBS Campos Verde.

O projeto de capacitação do CAPS já realizou palestra com temas como “Diagnósticos em Saúde Mental e Psicofarmacologia”, “Bipolaridade”, “Transtornos de Ansiedade”, “Depressão e prevenção do suicídio”, “Esquizofrenia” e “Acolhimento em Saúde Mental”, no primeiro ciclo de cursos. A segunda fase de capacitação já contou com palestra sobre o tema “Dependência Química” e “Acolhimento em Saúde Mental”. A próxima atividade será no dia 15 de setembro com o tema “Infância e Adolescência I”.