O tema da palestra foi Esquizofrenia
        Durante a manhã desta terça-feira(21) ocorreu a capacitação de saúde mental promovida pelo Centro de Atenção Psicossocial(CAPS), com o primeiro grupo de médicos que atendem nas Unidades Básicas de Saúde(UBS). O tema foi esquizofrenia, e ocorreu no Salão Nobre da Prefeitura Municipal de Alvorada. O palestrante foi o psiquiatra da Associação Brasileira de Psiquiatria, Rodrigo Grillo.

A palestra apresentou os possíveis diagnósticos para a esquizofrenia, medicações que são receitadas nesse tipo de situação, humanização nos atendimentos e outras particularidades do tratamento. O palestrante ressaltou a importância do tratamento médico e disse que “cerca de 80% das pessoas tratadas não tem novos surtos psicóticos”.

Essa capacitação faz parte do projeto de educação continuada em Saúde Mental na Atenção Básica e tem como objetivo subsidiar, complementar e ampliar os conhecimentos das Equipes de Saúde da Família(ESF) no acolhimento e no cuidado ás pessoas em sofrimento mental. Na reunião de hoje participaram 14 médicos, dos quais, 04 são cubanos, do programa federal mais médicos.

Já ocorreram palestras com temas como “Diagnósticos em Saúde Mental e Psicofarmacologia”, “Bipolaridade”, “Transtornos de Ansiedade” e “Depressão e prevenção do suicídio”. A próxima será sobre “dependência química” e acontece no dia 4 de agosto.