Esse sábado, dia 15 de agosto, marca o Dia D de Mobilização contra a Poliomielite. As gotinhas contra a paralisia infantil estarão disponíveis das 8h às 17 horas, sem fechar ao meio-dia. Mas, a ação segue até o final do mês. Conforme o calendário oficial, a Secretaria Municipal da Saúde vai realizar a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite e a Campanha Nacional de Multivacinação para atualização da carteira de vacinação até o dia 31 de agosto.

O Ministério da Saúde lembra que, apesar do Brasil não apresentar casos da doença desde 1990, é importante dar continuidade à imunização das crianças, para evitar que a poliomielite volte a circular no país. A doença foi erradicada em 1994. Segundo a enfermeira responsável pelo Núcleo de Imunização da Secretaria da Saúde de Alvorada, Evelise Machado, o objetivo é vacinar crianças de seis meses a cinco anos incompletos.

A atualização da carteira de vacinação engloba as 15 vacinas do calendário imunização nacional, respeitando as idades para as doses. Também serão disponibilizadas vacinas contra tuberculose, rotavírus, sarampo, rubéola, coqueluche, caxumba, varicela, meningites, febre amarela, hepatites, difteria e tétano, entre outras.

A meta mínima de vacinação em Alvorada é de 95%, que prevê atingir 12 mil crianças. A vacinação será feita em todas as unidades básicas de saúde e no PAM 8. Mais informações com a Secretaria Municipal de Saúde no telefone 3411-8033.