A manhã desta sexta-feira, 24 de março, Dia Mundial de Combate a Tuberculose, foi marcada pelas atividades do projeto ¨JUNTOS PELO FIM DA TUBERCULOSE¨. O evento chamou a atenção dos alvoradenses com uma caminhada iniciada em frente ao Pronto Atendimento Municipal (PAM–8). A ação, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), incluiu um estande na Praça Central João Goulart, na parada 48, com material informativo e orientações de profissionais da saúde ao longo do dia.

A multidão presente na caminhada chamou atenção por onde passou. Acompanhados pela Banda do projeto de inclusão social Nação Periférica, que embalou o público durante todo trajeto, o evento espera chamar a atenção da população para os métodos de prevenção e tratamento da doença. Ao fim da passeata, a secretária de saúde, Neusa Abruzzi, ao lado da coordenadora do programa, Élida Larronda, agradeceu aos que estiveram presentes e reiterou a importância da participação de todos no projeto.

A mobilização contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Econômico, Newton Zanino, além da representante do Comitê Estadual de Enfrentamento da Tuberculose/RS, Neusa Heinzelmann, funcionários da SMS, professores e alunos da rede municipal. Entre os organizadores do evento estava a Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (SMSMU), que garantiu a segurança e locomoção dos participantes.

Prefeito recebe participantes da caminhada

O Prefeito Appolo recepcionou os participantes e organizadores das atividades na frente do prédio administrativo da prefeitura ao fim da caminhada. O gestor municipal, acompanhado do vereador Jackson do Hospital, demonstrou apoio à causa, vestindo a camiseta da campanha e aproveitando para conversar com quem participou da mobilização.

Ações seguem até a próxima segunda

No dia 27, a equipe de Tisiologia vai visitar o abrigo municipal para realizar testes que identifiquem possíveis casos da doença. Aproveitando a oportunidade, serão passadas orientações a equipe que trabalha no local. Mais informações sobre as ações programadas podem ser obtidas pelo telefone 3411-8018.

Texto: Leonardo Ferreira/ Edição-Revisão: Fábio Medeiros/ Fotos de 1 a 20: Leonardo Ferreira/ Fotos de 21 a 24: Magno Derlon