Agendamento deve ser realizado até amanhã

A Justiça Eleitoral está disponibilizando em seu portal novas datas para agendamento do cadastramento biométrico. O cadastramento biométrico, que iniciou em Alvorada no dia 03 de outubro e seria encerrado amanhã, será prorrogado até o dia 31 de março. O procedimento pode ser agendado, como já está ocorrendo, pelo próprio site do Tribunal de Justiça Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE – RS). Segundo o TRE – RS, caso a capacidade de atendimento da Central de Atendimento ao Eleitor de Alvorada (Rua Viamão, 49 – Parada 49 )estiver esgotada durante o mês de março, a população terá até o dia 04 de maio pra regularizar sua situação, sem pagamento de multa.

O cadastramento biométrico é obrigatório para todos os eleitores de Alvorada, que é uma das 108 cidades contempladas para receber o novo sistema a partir das próximas eleições municipais. A Justiça Eleitoral lembra que o eleitor que não comparecer terá o título cancelado. Apenas as pessoas com mais de 70 anos, que não querem mais votar, não precisam fazer o recadastramento.

A revisão dos dados e o cadastramento biométrico é rápido e gratuito. Primeiro, os dados pessoais e eleitorais são atualizados (nome, ocupação, endereço, local de votação, cadastro como mesário voluntário, registro de necessidade especial, etc). Depois é registrada a assinatura (imagem em formato digital), foto e impressões digitais de todos os dedos das duas mãos. Ao fim, é entregue o título eleitoral atualizado. Mais informações pelos telefones 3483.1909 ou 3483.8443.

Para realizar o procedimento, o eleitor deve apresentar os seguintes documentos:

– Documento de identidade (carteira de identidade, trabalho, certidão de nascimento ou carteira de conselho profissional);
– Comprovante de endereço atual – emitido nos últimos três meses.