fbpx

O Book Truck, biblioteca itinerante que neste ano irá percorrer 15 cidades no Estado do RS, estará entre os dias 04 e 08 de setembro em Alvorada disponibilizando gratuitamente para a população da cidade o prazer da leitura e diferentes atividades culturais.

De terça a quinta, o furgão visitará escolas públicas da cidade, já na sexta e sábado as atividades culturais serão na Praça Leonel de Moura Brizola em frente a Prefeitura Municipal de Alvorada.

O projeto Book Truck é uma iniciativa aprovada através da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, desenvolvido pela VR Projetos Culturais e patrocinada pela Unimed Porto Alegre. Tem como objetivo alimentar culturalmente as cidades onde irá passar, incentivando principalmente o hábito da leitura para adultos e crianças.

Para isso, o interior do furgão oferece uma sala de leitura climatizada com acervo de 600 livros para todas as idades e mais áudio livros e exemplares em braile para os visitantes cegos ou com baixa visão. Além disso na área externa, oferece um espaço de convivência e lazer equipado com mesas, cadeiras, pufs, almofadas e tapetes de leitura.

O projeto já passou por 09 cidades beneficiando cerca 3.000 pessoas em cada uma delas e estima-se que irá impactar cerca de 48.000 pessoas em todas as cidades que irá passar.

No final de sua itinerância o furgão será doado para a Associação dos Amigos do Centro Municipal de Cultura do Rio Grande que, junto com a Secretária Municipal de Cultura, darão continuidade ao projeto junto à comunidade e as escolas públicas da região.

Texto: Celso Dornelles/ Fotos: Divulgação.