Crianças e jovens que gostam de música, entre 11 e 25 anos, podem fazer parte da Banda Municipal de Alvorada. O grupo, regido pelo maestro William Tavares, que atua no movimento de bandas marciais desde 2004, está com inscrições abertas para novos integrantes. Interessados devem procurar a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Alvorada, no ginásio Tancredo Neves (Avenida Presidente Getúlio Vargas, 3290, Sumaré), em horário comercial. O aprendizado musical é gratuito.

Os ensaios da banda ocorrem durante os turnos da manhã e tarde. Não é necessário ter experiência prévia, entre os pré-requisitos está disponibilidade de horário para ensaios e apresentações. Os participantes devem participar de dois ensaios semanais, um deles sempre na manhã de sábado.

Conforme a gestora cultural Cláudia Dalpiás Oliveira a Banda Municipal realiza diversas apresentações pelo município e representa a cidade em atividades culturais e sociais no Estado. Com coordenação da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, a finalidade da banda é promover a educação musical, através dos instrumentos de sopro e percussão. Além de colaborar na autoestima do cidadão alvoradense.

Em 2014, ocorreu o 1º Festival de Bandas Marciais de Alvorada, no largo Oito de Março da praça João Goulart. A atividade contou com nove bandas da cidade e um grupo convidado de Porto Alegre. O evento irá repetir-se anualmente e a próxima edição está prevista para o segundo semestre de 2015.