O Departamento de Trânsito da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (SMSMU) apresenta relatório semestral das ações realizadas pelo programa Balada Segura, em Alvorada. De janeiro a junho, a Prefeitura de Alvorada registrou 21 operações realizadas e 1.115 abordagens de veículos. O resultado representa um aumento de 32% em relação ao mesmo período no ano passado.

Neste primeiro semestre, o número total de acidentes com lesões corporais diminuiu em 25% em comparação ao mesmo período de 2014. Exemplo disso foram 172 ocorrências entre janeiro e maio. Nessa mesma época, em 2014, foram notificados 215 acidentes.

Segundo o diretor de trânsito da SMSMU, Mario Jobim, foram registrados 438 Autos de Infrações de Trânsito (52% a mais que no primeiro semestre em 2014). Dentro destes registros, 112 motoristas foram autuados por estarem dirigindo sob a influência do álcool, e outros 44 por estarem conduzindo veículos sem possuírem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

“O aumento desses números é resultado da intensificação da fiscalização, principalmente em locais que não são de praxe, além da extensão no horário das operações”, conta o diretor de trânsito.

A Balada Segura foi instituída no Estado através da Lei nº 13.963, em 2012. Desde setembro de 2013, Alvorada participa da operação, através de um convênio com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RS). O valor das multas é aplicado em benefícios como equipamentos de sinalização, investimentos em viaturas, entre outros.