Atividade discutiu áreas prioritárias para as cidades que integram a entidade

O Prefeito Appolo participou da primeira assembleia geral ordinária da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal) e do Consórcio Metropolitano. Durante o encontro, realizado na última quarta-feira, 3 de maio, na sede da entidade, foi discutida a divisão de responsabilidade para desenvolvimento de projetos em áreas prioritárias para as 14 cidades representadas.

Entre os encaminhamentos da reunião, liderada pelo presidente Luiz Carlos Busato (PTB), está a criação de grupos de trabalhos para coordenar ações nas áreas de habitação, iluminação pública, mobilidade urbana, resíduos sólidos, saneamento, saúde e segurança. A ideia é que cada prefeito coordene um grupo, integrando cada cidade com desafios em assuntos específicos.

Por esse motivo, ficou decidido que o diretor executivo da entidade, José Calvi, vai ir nas localidades da região para identificar demandas e prioridades. No comando da cidade até 2018, Busato frisou a necessidade do trabalho ter continuidade objetivando melhores condições de compra e negociações com o Estado e com a União.

Outra pauta do encontro entre gestores foi as parcerias-público-privadas (PPP) em setores como iluminação pública e limpeza urbana. Para debater o assunto, o diretor-presidente da Companhia Paulista de Desenvolvimento (CPD), que também participa da organização de PPP em 11 cidades gaúchas, expôs oportunidades para os municípios focados na busca por investimentos e qualificação dos serviços públicos.

Convidado para apresentar iniciativas em andamento para proteção contra cheias em cidades integrantes da Granpal, Pedro Bisch Neto, superintendete da Metroplan, relatou os estudos desenvolvidos na Região Metropolitana a partir do PAC Prevenção que atingem os municípios representados.

Granpal

Formada por municípios que integram a Região Metropolitana de Porto Alegre, a Granpal é uma associação sem fins econômicos fundada em 12 de julho de 1985. A entidade reúne 14 cidades da RMPA que representam 25% do eleitorado, 26% da população do Estado e 1/3 do PIB Gaúcho. Alvorada, Arroio dos Ratos, Cachoeirinha, Canoas, Eldorado do Sul, Esteio, Glorinha, Gravataí, Guaíba, Nova Santa Rita, Porto Alegre, Santo Antônio da Patrulha, Sapucaia do Sul e Viamão fazem parte da associação.

Fonte: Critério – Assessoria de imprensa GRANPAL

Texto: Ivan Júnior/ Edição-Revisão: Celso Dornelles/ Fotos: Divulgação Granpal