Dezoito alunos vão participar da formatura do curso de Agente Cultural. A solenidade acontece no próximo sábado, dia 20 de junho, às 19 horas, no salão nobre da Prefeitura de Alvorada. A capacitação foi promovida pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo em parceria com o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), através do Pronatec. O curso de Agente Cultural, que foi oferecido de forma gratuita, tem certificado qualidade e validade garantida pelo IFRS.

A capacitação, que começou no dia 27 de janeiro de 2015, compreende um total de 160 horas, divididas ao longo de quatro meses de curso. A grade curricular contempla conteúdos como: Cultura e Sociedade, Autoestima, História da Cidade, História da Arte, Tecnologia de Projetos Culturais, Diversidades, Responsabilidade Social, Processos Colaborativos, Visão Sistêmica, Empreendedorismo, Economia da Cultura, Economia Criativa, Políticas Públicas para Cultura como, S.M.C. – Sistema Municipal (estadual e nacional) de Cultura, CEU das Artes e Programas como Mais Cultura, Mais Educação, Pronatec para culturas, entre outros.

Conforme o diretor-geral de políticas culturais, Jeferson de Melo, o Maninho, o curso de Agente Cultural atende as metas do Sistema Municipal de Cultura. Ele lembra que a lei foi aprovada em 11 de novembro de 2014.