A Prefeitura de Alvorada, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e GAOFAA (Grupo de Apoio e Orientação às Famílias Autistas de Alvorada) realizaram na tarde deste domingo (08), a caminhada pela conscientização do Autismo.

A caminhada com o tema “Você é a peça chave para a conscientização do Autismo”, percorreu a Avenida Presidente Getúlio Vargas, entre as paradas 47 e 48 e finalizou na Prefeitura. Durante a caminhada foram distribuídos materiais informativos sobre o Autismo. 

O grupo usava camisetas azuis e levava nas mãos balões da mesma cor. Segundo a organização do ato, o objetivo da caminhada é debater o autismo e mostrar para a sociedade a realidade de cerca de 2 milhões de famílias em todo o Brasil.

Na ocasião, a Secretária de saúde, Neusa Abruzzi, agradeceu a todos e lembrou o trabalho desenvolvido por uma das fundadoras do grupo, Sandra. “É muito bom ver de perto um movimento como este. Parabéns aos organizadores e a todos que tiraram um momento de sua tarde para se envolver nesta causa”. Destacou Neusa.

O Autismo também conhecido como Transtornos do Espectro Autista (TEA), é um transtorno que causa problemas no desenvolvimento da linguagem, nos processos de comunicação, na interação e comportamento social da criança. Atualmente, estima-se que 70 milhões de pessoas no mundo todo possuem algum tipo de autismo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Estavam presentes na caminhada a Secretária da Saúde, Neusa Abruzzi, a Secretária de Educação Neuza Machado Teixeira, a diretora do CEMAEE, Neuza Neto, vereadores Claudia Girelli e Reginaldo Rocha, além da Presidente da GAOFAA, Sandra Simonetti, pais e amigos dos Autistas.

Caminhada contou com o apoio da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana, através da Guarda Municipal e Agentes de Trânsitos.

Texto: Fábio Medeiros/Fotos: SMS