A Prefeitura de Alvorada através da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana divulga redução nos índices de criminalidade no Município.

Dados oficiais apontam queda nas ocorrências de crimes em Alvorada no comparativo de 2019 com 2018, esses indicadores são do Observatório da Secretaria Estadual de Segurança Pública do RGS (SSP/RS).

As estatísticas mostram uma redução dos crimes contra o patrimônio se comparado com o mesmo período de 2018. A quantidade de furto de veículos, por exemplo, caiu 43%.

Para o Secretário Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana, Sérgio Coutinho, esta redução é fruto de intenso trabalho da Guarda Municipal, Brigada Militar e da Polícia Civil nas ações preventivas, ostensivas e de investigações empregadas no combate a criminalidade, acompanhadas de investimentos próprios do Município e também por parte do Estado com a aquisição de novas viaturas para a Brigada Militar, Polícia Civil e aumento do efetivo.

Segundo Coutinho: “Este é um dos compromissos da atual administração, a segurança da nossa população. Alvorada está no rumo certo, com muito trabalho e comprometimento faremos de Alvorada uma cidade melhor para viver”, Concluiu Coutinho.

A maior parte dos indicadores criminais apresentou queda no município, e o principal deles foi de homicídios, que teve uma redução de 45%. Comparando 2019 com 2017 este número é ainda maior, chegou a 58%. Para o Comandante do 24º BPM de Alvorada, Tenente Coronel Jeferson de Melo, isso se deve primeiro ao foco na abordagem a veículos, tolerância zero para o crime, especialmente o tráfico de drogas, o monitoramento das áreas e dos líderes de quadrilha, muitos destes presos em 2019. Segundo o comandante o sucesso desse trabalho é porque hoje Alvorada trabalha com análise criminal, setor de inteligência do Batalhão com o setor de inteligência da Polícia Civil, parceria com a prefeitura e com vários órgãos da prefeitura, principalmente Guarda Municipal, Segurança de Trânsito e inclusive a Secretaria de Indústria e Comércio. O Tenente cita ainda o apoio da comunidade:

A comunidade alvoradense é uma parceira muito forte da segurança pública e muitas das prisões e crimes que são elucidados são com informações anônimas da comunidade. Procuramos oferecer vários canais, a pessoa não precisa se expor. Contamos com a comunidade e a comunidade pode contar sempre com o 24º batalhão e em 2020, nossa projeção é que os crimes serão reduzidos ainda mais, apreendendo mais veículos roubados e monitorando as áreas mais conflagradas a tendência é que o crime em 2020 seja menor ainda”, concluiu o Tenente Jeferson.

Texto: Carina Soares /Edição e Revisão: Eduardo Porto / Arte Gráfica: Everson Kila