Nesta terça-feira (24), o Prefeito José Arno Appolo do Amaral participou de reunião no Palácio Piratini, onde o Governador do Estado, José Ivo Sartori, recebeu a minuta do edital de licitação da parceria público-privada (PPP) para execução das obras de esgotamento sanitário na Região Metropolitana de Porto Alegre, das mãos do presidente da Corsan, Flávio Ferreira Presser.

O documento foi encaminhado à Unidade Executiva do Programa de Concessões e de Parcerias Público-Privadas da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão e à Procuradoria-Geral do Estado.

A PPP do saneamento tem como objeto a execução de obras e a operação dos sistemas de esgotamento sanitário em nove municípios da Região Metropolitana, agilizando a universalização do serviço.

Com investimento previsto de R$ 1,85 bilhão, as obras devem universalizar o saneamento em 11 anos nos municípios de Viamão, Gravataí, Cachoeirinha, Esteio, Sapucaia do Sul, Canoas, Eldorado, Guaíba, além de Alvorada. Segundo a Corsan, a implantação do projeto traria melhorias na área da saúde e da economia, visto que geram renda e emprego, valorizam imóveis nestas regiões e diminuem o número de doenças transmitidas por causa de água não tratada.

Em março desse ano, Appolo recebeu Presser, que na oportunidade apresentou a alternativa ao município. Alvorada tem o sistema de esgoto integrado ao de Viamão. Segundo relatório da Corsan, a meta é da cobertura com coleta e tratamento, até 2028, ser de 87,3%.

O prefeito Appolo ressaltou que “a Corsan deve prestar um serviço de qualidade, e atender as demandas da comunidade”.

Neste ato o Prefeito Appolo, foi acompanhado pelos secretários municipais, de Governo e Gabinete, Paulo Ramos e Marcelo Machado, secretário da Fazenda.

Texto: Fábio Medeiros/ Foto: Karine Viana/Palácio Piratini