O Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado (CEMAEE) ganhou, na última semana, um novo brinquedo.

Voltado para crianças, jovens e adultos com algum tipo de limitação física, o balanço, instalado pela Prefeitura de Alvorada através da Secretaria Municipal de Educação (SMED), permite ao usuário que permaneça com sua cadeira de rodas sobre uma plataforma capaz de realizar movimentos similares aos do dispositivo convencional.

“Sem dúvidas, trata-se de um brinquedo que promoverá a inclusão social das pessoas com necessidades físicas especiais, pela acessibilidade que proporciona”, destacou a secretária de educação Neuza Machado Teixeira.

Este é o primeiro balanço adaptado deste tipo instalado em Alvorada. A prefeitura estuda ainda implantar o balanço em outros pontos da rede municipal de ensino.

Regulamentado pela Lei Municipal 2754, de 2014, o CEMAEE integra a estrutura da Secretaria Municipal de Educação (SMED), por meio de políticas públicas educacionais voltadas a inclusão de pessoas com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades. O local realiza atendimento educacional especializado a estudantes da rede municipal, com atividades de música, teatro, psicomotricidade e arte terapia.

Educandos matriculados na rede municipal de ensino podem ser atendidos no Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado (CEMAEE) no contra turno. Atualmente, a instituição possui cerca de 150 alunos. O Centro fica na rua Wenceslau Fontoura, 131, logo atrás do Corpo de Bombeiros.

Participaram do ato a diretora do CEMAEE, Neuza Neto, Professores e comunidade em geral.

Texto: Fábio Medeiros/ Foto divulgação/SMED