Aconteceu na tarde da última quarta-feira (21), a chegada do fogo simbólico da pátria ao Município de Alvorada. Após a saída da Secretaria Municipal de Educação (SMED), os atletas Aramis Camilo, Erli dos Santos e Núbia Mendes e os representantes da Liga da Defesa Nacional, conduziram o Fogo Simbólico da Pátria, que foi recebido pelo prefeito José Arno Appolo do Amaral que procedeu com o acendimento da pira.

A chegada do fogo simbólico ao prédio da prefeitura contou com o apoio dos agentes da Guarda Municipal além do auxílio dos Grupos de Escoteiros Chefe Ieda e Rarambê.

Após o hasteamento da Bandeira ao som do Hino Nacional, o grupo de jovens talentos da Escola Podalírio Inácio de Barcelos iniciou sua apresentação, coordenados pelo regente e professor José Ramos.

Na oportunidade o prefeito Appolo parabenizou a todos os envolvidos e ressaltou a importância de manter as tradições e o contato com o patriotismo e o respeito pelos símbolos nacionais.

O fogo simbólico ficará localizado na entrada da Prefeitura do lado em fora em tocha de bambu, e partir de 1º à 07 de setembro o fogo o simbólico passará por 6 entidades do Município, seu deslocamento ficará a cargo da Guarda Municipal. No dia 7 o fogo volta para o Palanque do Desfile Municipal.

Saiba mais:

O “Fogo Simbólico da Pátria” surgiu no ano de 1937, por iniciativa de um grupo de patriotas, no Rio Grande do Sul, que procurava um símbolo que representasse o ardor cívico do nosso povo. A escolha recaiu sobre o fogo, elemento cuja descoberta deu início à evolução do homem.

O Fogo Simbólico representa a Pátria, como uma chama que alimenta os valores espirituais da nacionalidade, além de proporcionar oportunidade de reflexão sobre o amor à Pátria e acerca da importância do culto aos Símbolos Nacionais. O calor da chama transmite a mensagem da preservação do patriotismo, civismo e respeito.

Participaram deste evento os Secretários Municipais, Viviane Dutra (Educação) Paulo Ramos (Governo e Gabinete) Neusa Abruzzi (Saúde) Alexandre Lobão (Trabalho e Cidadania) Sérgio Coutinho (Segurança e Mobilidade Urbana) Marcos Paulo (Serviços Urbanos) José Luís Correa (Planejamento e Orçamento), representando o poder Legislativo a vereadora Neuza do Salgado, César Cordeiro (Liga da Defesa Nacional).

Texto: Carina Soares / Revisão e Edição: CCS / Fotos: Eduardo Porto