Nesta terça-feira, 31 de maio, é lembrado o Dia Mundial sem tabaco, que tem por objetivo alertar sobre as doenças e mortes relacionadas ao tabagismo. Em Alvorada, a equipe multidisciplinar do Programa de Controle ao Tabagismo organizou uma caminhada em torno da Praça João Goulart alusiva à data. Além da equipe que desenvolve as atividades, membros dos grupos de abstinência e manutenção estiveram na caminhada.

O Programa de Controle ao Tabagismo municipal é responsável por organizar o atendimento às pessoas que buscam tratamento, com o intuito de parar de fumar. Para ter acesso ao serviço, os fumantes devem se dirigir até o Pronto Atendimento Municipal (PAM-8), Rua Roberto de Souza Feijó, 147. além do PAM-8, a UBS Jardim Aparecida e a UBS Maringá também oferecerem o serviço.

No local, a pessoa será orientada a preencher uma ficha de inscrição. Após, a assistência social da equipe chama a pessoa para uma entrevista, que vai solicitar que o paciente participe de quatro encontros semanais do grupo de abstinência. Além disso, simultaneamente aos encontros do grupo, a pessoa se consulta com o médico do Programa, Dr. Carlos Braga para realizar exames e verificar a necessidade de medicamentos, que são fornecidos de forma gratuita.

Segundo Stela Maris Dimitrof, Coordenadora do Programa de Controle ao Tabagismo, a reunião tem um enfoque cognitivo comportamental visando a mudança de comportamento do indivíduo. Em cada encontro é entregue um material informativo do Ministério da Saúde, que auxiliam nessa mudança comportamental. Dentre outras coisas, os materiais tratam de porque se fuma e como isso afeta a saúde, de como são os primeiros dias sem fumar, de como vencer os obstáculos para não recair no vício, e dos benefícios obtidos após parar de fumar. Depois de passar pelo grupo de abstinência, a pessoa participa de duas reuniões do grupo de manutenção, para que não volte a fumar. Após as reuniões do grupo de manutenção, o usuário passa a participar dos encontros do grupo de manutenção mensal. De acordo com Stela, o acompanhamento dura em média um ano.

Confira os benefícios de parar de fumar, segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva:

  • Após 20 minutos, a pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal.
  • Após 2 horas, não há mais nicotina circulando no sangue.
  • Após 8 horas, o nível de oxigênio no sangue se normaliza.
  • Após 12 a 24 horas, os pulmões já funcionam melhor.
  • Após 2 dias, o olfato já percebe melhor os cheiros e o paladar já degusta melhor a comida.
  • Após 3 semanas, a respiração se torna mais fácil e a circulação melhora.
  • Após 1 ano, o risco de morte por infarto do miocárdio é reduzido à metade.
  • Após 10 anos, o risco de sofrer infarto será igual ao das pessoas que nunca fumaram.