A etapa estadual acontecerá nos dias 07 e 08 de novembro

Cerca de 87 mulheres foram eleitas delegadas para a Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres. O evento vai ocorrer, em Porto Alegre, nos dias 07 e 08 de novembro. Com o tema “Mais Direito, Participação e Poder Para as Mulheres”, a comunidade alvoradense participou da etapa municipal da Conferência, na última segunda-feira, 14 de setembro, na Câmara de Vereadores. Cerca de 155 pessoas participaram da programação.

Os participantes da Conferência discutiram as estratégias de fortalecimento das políticas para as mulheres e a democratização da participação feminina nas diversas esferas institucionais e federativas, a partir da apresentação de quatro eixos: “Contribuição dos Conselhos dos Direitos das Mulheres e dos movimentos feministas e de mulheres para a efetivação da igualdade de direitos e oportunidades para as mulheres em sua diversidade e especificidades: avanços e desafios”, “Estruturas institucionais e políticas públicas desenvolvidas para mulheres no âmbito municipal, estadual e federal: avanços e desafios”, “Sistema político com participação das mulheres e igualdade: recomendações” e “Sistema Nacional de Política para as Mulheres: subsídios e recomendações”.

Propostas como o atendimento 24 horas na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), a criação de uma estrutura física para o Conselho Municipal de Diretos da Mulher e a construção de casas de apoio para mulheres vítimas de violência foram levantadas durante a Conferência. Além delas, outras sugestões vão ser levadas à etapa estadual.

Evento presta homenagem para professora

Durante a Conferência, Cecy Bertim, uma das primeiras professoras de Alvorada, foi homenageada. Ela ajudou a implementar a primeira escola da rede municipal, Padre Léo Seidel. Cecy agradeceu o convite e lembrou dos desafios que enfrentou para inaugurar a escola.