A consciência negra ganhou destaque em Alvorada nesse final de semana, nos dias 18 e 19 de novembro, com a realização da 1º edição da Semana da Consciência Negra do Município, na Praça Central. Esta é uma realização do Movimento Negro de Alvorada (MNA) com apoio da Prefeitura de Alvorada.

A abertura oficial do evento aconteceu na manhã do último sábado (18), com apresentações culturais de dança, música e reuniu 28 expositores da cultura Afro de Alvorada e dos Municípios vizinhos (Gravataí, Cachoeirinha e Viamão).

Estiveram Prestigiando o evento o Secretário de Governo e Gabinete Paulo Ramos representando o Prefeito José Arno Appolo do Amaral, o Secretário de Cultura Esporte e Juventude Alcides Bolico, o Secretário de Planejamento e Habitação Vladimir Massa, o Secretário de Segurança e Mobilidade Urbana Sérgio Coutinho, o Secretário do Trabalho Assistência Social e Cidadania Alexandre Rodrigues, Secretária de Educação, Neuza Machado Teixeira e a representante do COMIR (Conselho Municipal da Igualdade Racial) de Alvorada Denise Almada.

De acordo com o Secretário Paulo Ramos, que neste ato representou o prefeito Appolo, “fica evidente para a sociedade alvoradense que qualquer forma de racismo, preconceito, intolerância ou discriminação é repudiada pelo atual governo e que, portanto, também a sociedade deve se mobilizar para combatê-la, precisamos dar aos nossos irmãos de cor, uma contribuição mais efetiva, na construção e resgate da nossa autoestima e busca incansável pela igualdade racial. Todos estão convidados a participarem e conhecerem um pouco mais da cultura e da história dos principais Movimentos Negros do Brasil”, finalizou Paulo Ramos.

A 1º edição da Semana da Consciência Negra do Município seguiu até este domingo (19), com uma programação especial: feira de artesanato afro, culinária típica, indumentária e apresentações culturais (música, danças, teatro, poesia e cinema).

No encerramento do evento seis personalidades do Município foram agraciadas com o troféu “José Luis da Silva”, dentre elas estava o Secretário de Governo e Gabinete Paulo Ramos, representando o Prefeito José Arno Appolo do Amaral e o Movimento Negro de Alvorada (MNA), O Vereador Preto representando a professora Maria de Lurdes, a Sra. Denise Almada representando o (COMIR) e os representantes da família do José Luis da Silva em sua memória.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) esteve com uma equipe realizando teste rápido (HIV), exame de Escarro (Tuberculose), medição da pressão arterial e também orientações sobre DST, AIDS, PEP e planejamento familiar. A SMED (Secretaria Municipal de Educação) Também se fez presente, onde expôs quadros e livros.

Durante o evento houve a transmissões ao vivo reproduzida pela Timeline Produções, através do programa Casa de Santo.

O evento contou ainda com a presença dos Vereadores Airton Pacheco e Preto, além da comunidade.

Agradecimento especial aos apoiadores deste evento são eles: Soul, Val, RalfBeer além dos expositores que abrilhantaram a 1ª Semana Municipal da Consciência Negra de Alvorada.

“Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, elas podem ser ensinadas a amar”.

Nelson Mandela

Texto: Gabriela Turella/Edição e Revisão: Fábio Medeiros/ Foto:Magno Derlon