A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, que também inclui a atualização da carteira de vacinação, foi prorrogada. A imunização, que teria seu encerramento no último dia 31, segue até a próxima sexta-feira, dia 4 de setembro. A Secretaria Municipal de Saúde informa que até amanhã vai divulgar os números atuais da vacinação desde o início da Campanha, em 16 de agosto.

A atualização da carteira de vacinação engloba as 15 vacinas do calendário de imunização nacional, respeitando as idades para as doses. Também serão disponibilizadas vacinas contra tuberculose, rotavírus, sarampo, rubéola, coqueluche, caxumba, varicela, meningites, febre amarela, hepatites, difteria e tétano, entre outras.

O Ministério da Saúde lembra que, apesar do Brasil não apresentar casos da doença desde 1990, é importante dar continuidade à imunização das crianças, para evitar que a poliomielite volte a circular no país. A doença foi erradicada em 1994. Segundo a enfermeira responsável pelo Núcleo de Imunização da Secretaria da Saúde de Alvorada, Evelise Machado, o objetivo é vacinar crianças de seis meses a cinco anos incompletos.

Moradora da rua México, Bárbara Mello, levou o filho Gustavo, de 2 meses, para vacinar-se no PAM 8. O bebê recebe a aplicação das vacinas contra a pólio, pentavalente e rotavírus humano. “A vacinação é importante para a segurança do meu filho”, disse Bárbara.

A meta mínima de vacinação em Alvorada é de 95%, que prevê imunizar 12 mil crianças contra poliomielite. A imunização ocorre em todas as unidades básicas de saúde e no PAM 8, das 08h30 às 12h e das 13h30 às 16h30. Mais informações com a Secretaria Municipal de Saúde no telefone 3411-8033.