Alvorada está participando do Dia Mundial do Desafio de 2016. O evento iniciou no Canadá, nos anos 80, com o intuito de despertar o interesse nas pessoas de praticarem exercícios físicos. O Dia Mundial do Desafio vai acontecer no dia 25 de maio de 2016, na próxima quarta-feira, na Praça Leonel Brizola, em frente da Prefeitura de Alvorada.
No dia do desafio existem duas modalidades, a de desafio contra outra cidade do mundo e um autodesafio, em que a cidade precisa bater uma meta populacional praticando alguma atividade. Em 2016 Alvorada vai participar do autodesafio, onde precisa bater a meta de mais de 23 mil habitantes praticando uma atividade.
Neste ano, a Prefeitura de Alvorada, juntamente com outras secretarias do município, vai oferecer diversas atividades para os cidadãos de Alvorada. Na praça Leonel Brizola serão oferecidas aulas de zumba, capoeira, ginástica laboral, entre outros. O objetivo é propor que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem, por pelo menos 15 minutos consecutivos, qualquer tipo de atividade física.
No Dia do Desafio de 2015 Alvorada enfrentou a cidade de Puno, no Peru, e venceu a competição mobilizando 21.812 pessoas – O equivalente à 11,14% da população contra 1,99% da cidade peruana.