Funcionários da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Alvorada estão participando de uma formação de Terapeutas Comunitários, promovido pelo Centro de atendimento, Ensino e pesquisa do Indivíduo Família e Comunidade (CAIFCOM). O curso iniciado na última segunda-feira, dia 12 de setembro, é voltado para profissionais que atuam nos serviços de saúde mental e nos postos e Unidades de Saúde Básica (UBS). O término do curso deve ser em Junho de 2017, totalizando 240 horas de carga horária.

Os representantes da formação passaram por uma seleção de uma equipe técnica de servidores que desenvolvem atividades de acolhimento em saúde mental nas UBS’s. A partir desse processo foram selecionados três técnicos de enfermagem, dez agentes comunitários e um médico. Esses profissionais trabalham nas UBS Algarve, Americana, Aparecida, Campos Verdes, Cedro, Umbu e Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) II.

Saiba mais:
A Terapia Comunitária (TC) é uma abordagem terapêutica que atua na comunidade através de rodas de conversa, com a finalidade de promover a atenção primária em saúde mental. O trabalho funciona como fomentador de cidadania, de redes sociais solidárias e da identidade cultural das comunidades carentes.

As rodas de conversa visam propor um espaço aberto à fala e à expressão do sofrimento e das situações de crises, tendo o dever de criar um espaço de expressão dos conflitos, dúvidas, possibilidades de soluções e oportunidade de união das famílias. No grupo social, o atendimento deve facilitar a construção da rede de interação entre as pessoas, instrumento importante para o resgate cultural e da auto­estima das populações menos favorecidas nas comunidades.