Galpões são desmanchados na Praça João Goulart

Os Festejos Farroupilha 2015 de Alvorada encerraram com sucesso de público. De 7 a 20 de setembro, o Acampamento Farroupilha Sócrates Carvalho de Oliveira, montado na praça central João Goulart, recebeu um público de aproximadamente 70 mil pessoas. Ontem, dia 24 de setembro, os galpões que abrigaram os tradicionalistas durante a programação começaram a ser desmontados. As estruturas devem deixar totalmente o Largo 8 de Março até a próxima semana.

Oficinas folclóricas, apresentações culturais de dança e declamação, shows e palestras marcaram os Festejos Farroupilha. Durante a programação, Alvorada promoveu a música nativista. O primeiro baile ficou por conta do Grupo Rodeio, no dia 7 de setembro, quando os festejos iniciaram. Já no dia 17 de setembro, aniversário de Alvorada, o show ficou por conta de César Oliveira & Rogério Melo. Pra fechar, o encerramento, no dia 20, foi com o grupo Marca de Campo. Representantes de 50 entidades tradicionalistas, nove Centros de Tradições Gauchas (CTG’s) e 41 piquetes participaram da programação farroupilha.

A tradicional Penha Crioula também foi muito prestigiada. A Penha Crioula, que é o ato de guardar a Chama Crioula, foi realizada pelas diferentes entidades tradicionalista. Os Festejos Farroupilhas também contaram com o tradicional Desfile Tradicionalista, que esse ano teve como tema o Campeirismo. Pra encerrar as comemorações, neste sábado, dia 26 de setembro, às 20h30, acontece um Baile Popular. O fandango ocorre no CTG Campeiros do Sul, no bairro Maringá.