O dia 28 de agosto de 2019 vai ficar marcado para sempre na vida dos alvoradenses. Nesta data a Prefeitura Municipal de Alvorada através da Secretaria Municipal de Educação inaugurou o Centro Municipal Educacional de Atendimento ao Autista Iolanda Souza da Rosa.

Este centro terá atendimento multidisciplinar do TEA (Transtorno do Espectro Autista), proporcionando ao público garantias de uma educação escolar de qualidade, onde promovam-se o desenvolvimento de suas potencialidades dando sustentação ao processo de construção da educação inclusiva no município.

O projeto criado pelo poder executivo e aprovado por unanimidade na Câmara de Vereadores visa assegurar a inclusão escolar dos alunos, garantindo o acesso ao ensino regular com participação, aprendizagem e continuidade no desenvolvimento estudantil.

Alvorada é o 4º Município no país a implantar este centro modelo em educação inclusiva.

O nome do local é uma homenagem a primeira presidente e uma das fundadoras da APAE (Associação de Pais e Amigos Excepcionais), Iolanda Souza da Rosa, que ao longo de sua vida lutou pela educação inclusiva no município.

Marcaram presença no local, familiares da homenageada, que ficaram muito orgulhosos da história e do legado que Iolanda deixou a todos.

Durante a cerimônia de inauguração, o prefeito Appolo, emocionado falou da importância deste centro para a comunidade alvoradense

Hoje é um dia muito especial para todos nós. Ver este sonho, se transformar em realidade nos enche de orgulho. Este local é para todos aqueles que necessitam de um atendimento especializado, e tenho a certeza de que todos iremos abraçá-lo e cuidar dele. Trabalharemos arduamente para que seja um ambiente saudável e seguro, agradeço a todos que se envolveram neste projeto e tornaram ele realidade.” Finalizou Appolo.

Estavam presentes prestigiando o evento os secretários municipais Paulo Ramos (Governo e Gabinete), Marcelo Machado (Fazenda), Luís Carlos Telles (Adminstração), Neusa Abruzi (Saúde), Viviane Dutra (Educação), Vladimir Massa (Planejamento e Habitação), Alexandre Lobão (Trabalho, Assistência Social e Cidadania), Alcides Bolico (Cultura, Esporte e Juventude), Sergio Coutinho (Segurança e Mobilidade Urbana), Liberto Mentz (Obras e Viação), Marcos Paulo Barbosa (Serviços Urbanos), José Luís Correa (Planejamento e Orçamento), o procurador Geral do Município Mauro Otto, os Vereadores representantes do Poder Legislativo, Claudia Kaeller, Gérson Luís, Neuza do Salgado, Airton Pacheco, Zézo, Nelsinho Fernandes, Leandro Tur e Reginaldo Rocha. A Diretora o Centro Municipal Educacional de Atendimento ao Autista Carla Zarbato e Vice diretora Luciana Letieri, Defensora Pública Caroline Panick, a Delegada do Município Caroline Ranick, o Paroco da Igreja Santo Antônio Libanor Picetti, o Ortopedista Pediátrico e Neuro Ortopedista Fábio Penh Kreuger. Entre tantas outras autoridades e empresas parceiras deste projeto.

Texto: Endyel Costa / Edição eRevisão: CCS / Fotos: Eduardo Porto