O dia do orgulho LGBTI (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e pessoas intersex) é celebrado mundialmente no dia 28 de junho. Junho é um mês dedicado às manifestações em defesa do orgulho e direitos LGBT, mas nem sempre foi assim. A repressão policial marcava as manifestações dessas comunidades e foi justamente um desses episódios que deu origem à data.

Depois deste acontecimento foram organizados vários protestos em favor dos direitos dos homossexuais por várias cidades americanas e, no ano seguinte, foi organizada a primeira parada do orgulho LGBTI, realizada no dia 1° de julho de 1970, para lembrar o episódio.

Este episódio é considerado o marco zero do movimento LGBTI contemporâneo. Uma data para celebrar vitórias históricas, mas também para relembrar que ainda há um longo caminho a ser percorrido.

De lá para cá, várias mobilizações ocorrem em todo o mundo como forma de celebrar a data e conscientizar a população sobre o combate à homofobia.

Neste dia de celebração ao orgulho LGBTI, Alvorada ressalta seu compromisso em promover a diversidade e apoio ao combate a discriminação e ao preconceito.

Texto: Carina Soares/ Revisão e Edição: Celso Dornelles/ Foto: Divulgação