fbpx

Nesta terça-feira (24) aconteceu o evento “chimarreando na praça” em comemoração ao dia Estadual do chimarrão. O encontro que iniciou ás 16h e se estendeu até as 20h na praça central João Goulart parada 48, dezenas de pessoas aproveitaram a ocasião para tomar seu chimarrão no local e assistir as apresentações da Invernada Mirim do Ctg Bento Gonçalves da Silva, Ballet Cultoarte, Renan gaiteiro e o cantor nativista Ildefonso Milcharek.

O chimarrão é um dos principais símbolos do estado do Rio Grande do Sul, esse termo é o mais popular para a bebida no Brasil, mas também pode ser chamado de mate. Geralmente, a bebida é de gosto amargo, porém existem pessoas que acrescentam açúcar e saquinhos de chá e outras ervas para dar um gosto diferenciado. O sabor também varia dependendo da própria qualidade da erva-mate.

No Rio Grande do Sul, o chimarrão é visto como uma bebida tradicional, sendo a preferida dos gaúchos. É visto como um símbolo da amizade e hospitalidade. Anualmente os gaúchos consomem aproximadamente 50 milhões de quilos de erva-mate. 

O evento contou com a presença do comandante Moraes da Guarda Municipal, bem como o vereador pretto esteve presente e aproveitou a roda de chimarrão que se formou alusiva a data e ao evento

Texto: Carina Soares / Edição e Revisão: Celso Dornelles / Fotos: Comunicação Social