Com a aproximação do mês de setembro, a estrutura dos festejos farroupilha começa a ocupar a Praça Central João Goulart, na parada 48, em Alvorada. Os piquetes, que vão fazer parte do Acampamento Farroupilha 2015, começaram a ser montados nesta terça-feira, 25 de agosto. O evento tem a organização da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo em parceria com a Subcoordenadoria Tradicionalista de Alvorada, do Movimento Tradicionalista.

        Representantes do piquete Campeira da Alvorada começaram a montar seu galpão na praça, na manhã desta terça-feira. A estrutura, que deve ficar pronta até sexta-feira, vai medir 6×7 e está sendo levantada com costaneira de eucalipto. “Nós estamos participando do Acampamento Farroupilha há cinco anos. No primeiro ano trouxemos a Chama Crioula ao evento”, lembra o integrante da entidade tradicionalista, Marne Resem. “É motivo de orgulho participar do Acampamento Farroupilha. É também a oportunidade de rever amigos”, frisa o narrador de rodeios.

        O Acampamento Farroupilha vai contar com a participação de 36 piquetes e nove Centros de Tradições Gaúchas (CTGs). Apresentações de invernadas, oficinas folclóricas, bailes e o Desfile Farroupilha, marcado para o dia 20 de setembro, às 14 horas, fazem parte da programação. Conforme a subcoordenadora tradicionalista do município, Marta Beyer, é aguardada a participação de 40 mil pessoas nas festividades.

       

No último dia 20 de agosto, um grupo de 25 cavalarianos de Alvorada saiu de Alvorada para a cidade do Chuí em busca da Chama Crioula, símbolo das festividades. A comitiva deve retornar para Alvorada no próximo dia 07 de setembro, quando se inicia o Acampamento Farroupilha 2015.