Alunos do Centro Adelino Ferreira representam Alvorada no Festival Internacional de Cinema Estudantil de Guaíba

O talento dos estudantes de Alvorada está ganhando cada vez mais visibilidade nacional e internacionalmente. Alunos do Centro de Educação Profissional Adelino Ferreira Borba, instituição municipal vinculado à Secretaria de Educação, representarão o município no Festival Internacional de Cinema Estudantil de Guaíba 2026, que acontece entre os dias 20 e 23 de março.

Ao todo, cinco produções audiovisuais realizadas por alunos do projeto Primeira Tela: Educação Audiovisual, do Curso de Produção Audiovisual, estarão na programação do festival.

Para o secretário de Educação, Italo Mainieri, a participação no festival demonstra a força da educação pública e do incentivo à cultura. “Temos muito orgulho em ver nossos estudantes levando o nome de Alvorada para um festival internacional. Isso mostra a importância de investir em educação, cultura e oportunidades para que eles desenvolvam seus talentos”.

Entre os destaques está o curta-metragem “De Repente 15”, vencedor do prêmio de Melhor Filme na Mostra Competitiva Nacional na 10ª edição do Festival Internacional Estudantil de Cinema de Barra do Piraí (RJ), realizada em outubro de 2025.

Também concorrem na Mostra Ensino Médio – Ficção os curtas “Resposta Certa” e os premiados no XI Festival de Cinema Escolar de Alvorada (FECEA) “Dentro da Caixa” (Melhor Direção) e “Fim de Jogo” (Melhor Roteiro Original). Já o filme “Mágico das Bicicletas” participa na categoria Documentário.

O diretor do Centro de Educação Profissional Adelino Ferreira Borba, Guilherme Guterres, destaca que o reconhecimento é resultado de um trabalho coletivo: “Essas produções representam o empenho dos nossos estudantes e professores. Participar de um festival internacional valoriza o aprendizado, fortalece a formação audiovisual e incentiva ainda mais os jovens a contar suas próprias histórias por meio do cinema”.

Texto: Nathália Ely/Prefeitura de Alvorada