Os alunos que iniciaram o curso técnico subsequente em Tradução e Interpretação de Libras do Campus Alvorada do Instituto Federal do Rio Grande do Sul estiveram na noite de 08 de maio na Sociedade dos Surdos do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. Na atividade da disciplina de Língua Brasileira de Sinais I, os estudantes conheceram a sede, seu funcionamento e assistiram à apresentação de propostas para a eleição da diretoria da sociedade.

Em 06 de maio ocorreu a aula inaugural do curso, que ocorreu no Salão Nobre da Prefeitura. A ação contou com palestra da professora da Universidade de Caxias do Sul Flávia Machado. A docente atua há 20 anos com tradução e interpretação de Libras, é mestre em Letras e especialista em educação especial. Trinta alunos farão o curso que tem duração de três semestres.

O campus Alvorada está sendo construído no bairro Campus Verdes e deve ter concluído em 2016 o primeiro de quatro prédios da instituição. A expectativa é que dez salas estejam funcionando no próximo ano e possam atender 700 alunos inicialmente em cursos de ensino médio integrados ao ensino técnico. O campus atende interinamente no Centro de Capacitação Profissional Florestan Fernandes.