A maior sessão de autógrafos coletiva da 16ª Feira do Livro de Alvorada aconteceu nesta sexta (09), às 19h horas. Na ocasião, os alunos da EJA da Escola Municipal Emília de Oliveira participam do lançamento do livro Tempo de Ler e Escrever.

Coordenado pela professora Elisabel Siqueira, a publicação, de 68 páginas, foi motivada por um projeto que acredita na manifestação literária como uma oportunidade do ser humano expressar seus sentimentos e dar a voz ao mais profundo do seu eu.

A cada texto criado, a realidade aparece entre as rimas e pensamentos, resultando em criações que mostram a realidade do cotidiano de alunos que muitas vezes saem direto do trabalho e vão para escola estudar.

Segundo a coordenadora do livro, Elisabel Siqueira, ao pensar no nome Tempo de Ler e Escrever, são apresentados dois vieses: um relacionado ao tempo que estes alunos paravam na semana para ler e escrever; o outro, no tempo que foi perdido na idade que deveriam estar na escola e não conseguiram, por motivos relacionados às dificuldades que se apresentaram, alguns, inclusive, presentes na coletânea.

Este tempo de leitura e escrita fortaleceu o vínculo com os alunos, pois relatar experiências pessoais não é tarefa fácil, visto que é preciso entender e aceitar o que se passou. Cada aluno tem uma página com uma poesia, com o texto produzidos nas salas de aula.

A 16ª Feira do Livro de Alvorada acontece de 08 à 11 de novembro, na Praça Central João Goulart.

Texto: Fábio Medeiros