A Secretaria da Saúde de Alvorada informa que recentemente o município de Gravataí confirmou 1 caso de Zika vírus e Porto Alegre, bairro Rubem Berta, confirmou 1 caso de dengue, doenças essas transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Ambos os casos são autóctones, ou seja, os pacientes contraíram as doenças nos seus municípios de residência, evidenciando a circulação local do vírus. Considerando a proximidade geográfica destes municípios com Alvorada e o deslocamento diário de centenas de cidadãos alvoradenses para diversos municípios da Grande Porto Alegre, é grande a possibilidade dessas doenças chegarem ao nosso território.

O Ministério da Saúde preconiza índices de infestação pelo mosquito abaixo de 1% para evitar risco de epidemias. Esse índice é calculado a partir dos focos de água parada e criadouros encontrados nos imóveis inspecionados pelos Agentes de Saúde.

IIP < 1% baixo risco de epidemia

IIP entre 1,1 e 3,9% = médio risco de epidemia

IIP> 3,9% = alto risco de epidemia

De acordo com o último Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), realizado de 18 a 26 de fevereiro, o índice de infestação predial (IIP) geral de Alvorada foi 2,8%. As regiões dos bairros Cedro, Campos Verdes, Tijuca, Piratini, Porto Verde, Algarve, Aparecida e Stella Maris atingiram índices que se aproximam do “alto risco”, porém as região da Intersul e Santa Bárbara foram as que despertaram maior preocupação, com índice de 6,4%.

Cabe ressaltar que, também segundo o LIRAa, os principais criadouros encontrados nas residências são: potes, baldes, pratos de plantas, garrafas, bebedouros de animais e pequenos objetos em geral (61,7%), tonéis para armazenamento de água (20,3%) e pneus (8,6%).

Alertamos os cidadãos para que redobrem os cuidados em suas residências e comércios, eliminando semanalmente focos de água parada e recipientes em desuso. Em caso de lixo acumulado em via pública, contate o Setor de Limpeza Urbana da Prefeitura. Caso apresente febre acompanhada de dores de cabeça, no corpo ou nas articulações, procure uma Unidade Básica de Saúde.

Você sabe onde mora o perigo; acabe com ele!

Alvorada SEM AEDES