Desde o último final de semana, o número de desabrigados atingidos pelos alagamentos reduziu. Atualmente, a cidade de Alvorada registra um total de 134 pessoas, que ainda não puderam voltar para as suas casas, acolhidas no Ginásio Municipal Tancredo Neves (Avenida Presidente Getúlio Vargas, 3290). Desde o último dia 12, o município foi afetado pelas enchentes, atingindo um total de 11.700 pessoas.

O casal Izael Farias de Andrade, 30 anos, e Janaína Pilar de Andrade, 28 anos, faz parte das famílias abrigadas no Ginásio. Moradores do bairro Nova Americana há 3 anos, há quatro meses eles estão na rua Wenceslau Fontoura, 434. Recentemente na nova moradia, eles não contavam com as chuvas que atingiram o município em julho. Embora essa não seja a primeira vez eles deixam a casa em virtude de alagamentos.

Em 2013, Izael e Janaína também saíram de casa e foram para os pais dela. Este ano foi a primeira vez que foram para um abrigo municipal. Ficaram em casa até o momento que a água já passava de um metro. Saíram com os três filhos, Emanuel, 6 anos, Isabella, de 2 anos, e Annabella, 3 meses. A família inicialmente foi para um galpão, no Centro Profissional Anísio Teixeira. Depois foram remanejados para o Ginásio Municipal Tancredo Neves, deslocados pela Defesa Civil.

Há 15 dias no Ginásio, a família de Izael e Janaína aguardam a água baixar para voltar para casa. O morador da Nova Americana foi até sua residência na semana passada e não viu perspectiva de voltar pra casa. “Ratos defecaram em todos os locais, inclusive no pouco que sobrou, como as roupas e o fogão”, contou Izael. Mas, a família já recebeu doações de roupas através da coordenadoria da Defesa Civil.

Os moradores também reconhecem o apoio recebido através da assistência da Prefeitura de Alvorada. “Ótimo almoço, lanche, passamos o dia comendo. O espaço recreativo é ótimo para as crianças. Deus está fazendo tudo isso acontecer” falou Izael. Apesar de estarem no Ginásio por tempo indeterminado, Izael e Janaína sonham com um recomeço em um bairro diferente. Eles não gostariam de voltar para o Nova Americana, uma das localidades mais atingidas pelas cheias.

COMO AJUDAR:

A Prefeitura de Alvorada agradece o apoio da população nesta difícil situação e informa que no momento não está necessitando de doações de roupas. As urgências são materiais de higiene e limpeza, fraldas descartáveis, alimentos não perecíveis e lenços umedecidos. As doações podem ser encaminhadas para o Ginásio Municipal Tancredo Neves (Avenida Presidente Getúlio Vargas, 3290).